Unidade móvel do Procon estará hoje em Matinha

O Procon Móvel continua rodando o Maranhão para levar os serviços da cidadania mais perto dos maranhenses. Entre os dias 10 a 13 de julho, a unidade estará nos municípios de São Luís, Matinha e Trizidela do Vale com os serviços do Viva e do Procon/MA. De 10 a 12, o atendimento ocorrerá no município de Matinha, na sede da prefeitura municipal, Av. Major Eráclito, s/n, Centro. Já no período de 11 a 13 o atendimento acontece simultaneamente em São Luís e em Trizidela do Vale.

Permitir o acesso à documentação básica para o consumidor é um dos pontos mais importantes do PROCON Móvel, afirma o presidente do PROCON/MA e do VIVA, Duarte Júnior. “Com as unidades móveis, temos avançado por todo o Estado, deixando os serviços mais próximos da população. A cada nova edição, aprimoramos ainda mais as nossas ações, garantindo mais comodidade, facilidade e acessibilidade a todos os maranhenses”, afirmou o presidente.

Os cidadãos terão acesso à emissão da 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços on-line. A formalização de denúncias contra empresas e a orientação de consumidores e fornecedores, também, poderão ser realizadas.

Para acessar os serviços do VIVA, o cidadão deve estar com os documentos originais. Para solicitar o RG, é necessário apresentar a original da certidão de nascimento ou certidão de casamento – a emissão da 1ª via do documento é gratuita. A taxa para 2ª via custa R$ 32,83, mas pode ser gratuita caso o cidadão apresente boletim de ocorrência provando roubo ou furto, ou comprovante de cadastro no CadÚnico do Governo Federal, como o cartão Bolsa Família.

No caso do CPF, o solicitante deve apresentar certidão de nascimento ou de casamento. A inscrição é gratuita, assim como a segunda via. Vale lembrar que, para menores de idade, é indispensável o acompanhamento dos pais ou responsáveis. Para formalizar denúncias contra serviços e empresas privadas, o consumidor deve estar de posse de original e cópia dos seus documentos, além de portar, também, os comprovantes da denúncia (como faturas, contratos, notas fiscais e números de protocolo).

Folha de SJB

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