Prefeitura inicia diálogo com criadores para tirar animais das ruas de Cajapió

Ontem a Prefeitura Municipal de Cajapió realizou a primeira reunião com criadores e proprietários de animais, com orientações pelos profissionais da AGED e do setor judiciário sobre os animais que estão à solta nas ruas do município. Muitos proprietários ainda se utilizam desse meio e permitem que suas criações vivam livremente, levando perigo à vida de quem transita pelas ruas da cidade.

Com vistas a isso, o Departamento de Vigilância Sanitária e Zoonoses da Prefeitura de Cajapió está empenhado em desenvolver e lançar uma campanha de orientação, com base no que diz a Lei 001/2015, que vão desde sua apresentação, apreensão e destinação dos animais apreendidos; às responsabilidades e sanções aos proprietários de animais.

O objetivo principal da campanha é por fim à prática irregular da criação e manutenção de animais soltos nas vias públicas, praças e pátios de órgãos e residências. Além disso, a retirada de tais animais propiciará maior segurança para quem transita e visa também prevenir a proliferação e transmissão de doenças contagiosas.

A preocupação maior da atual gestão municipal em fazer valer essa lei é preservar vidas e para isso, além da campanha para tirar animais das ruas, a Prefeitura está envidando esforços e trabalhará em conjunto com o Ministério Público, com ações de orientação aos proprietários e criadores.

Essa ação de orientação consiste em campanhas de divulgação, palestras e publicações enfocando o perigo de se manter animais em vias públicas.

Folha de SJB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *