Marcando o início da programação da Semana do Pescado 2016, piscicultores de Itans, no município de Matinha, participaram, na segunda-feira (13), de oficinas e capacitações promovidas pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged). O evento, que acontece até sábado (17), visa contribuir para o crescimento do consumo de peixes e frutos do mar e acompanha uma mobilização realizada anualmente em todo o país.
No primeiro dia foram proferidas as palestras ‘Aquicultura com sanidade’, ‘Trânsito de Pescados’ e ‘Registro da Agroindústria Familiar, de Pequeno Porte ou Artesanal’ para 57 piscicultores. Representantes do programa Aquicultura com Sanidade e da Inspeção Sanitária Animal da Aged apresentaram a legislação federal, que entra em vigor a partir do próximo ano, e buscaram sensibilizar os criadores para a importância de adoção de boas práticas sanitárias no setor.
“Os criadores estão entendendo o processo e, com o crescimento da produção em Itans, estão percebendo que podem não apenas fornecer matéria-prima, mas fundar um entreposto de pescado que abrirá muitos mercados”, avaliou a veterinária Tânia Duarte. Hoje, por meio do trabalho de 74 piscicultores associados e 148 hectares de lâmina d’água, a comunidade tem registrado produção média anual de mais de 1.700 toneladas de peixe e receita bruta de R$ 8,8 milhões, por ano.
A programação da semana inclui capacitação, degustações, oficinas e comercialização de itens produzidos no estado, frutos do trabalho realizado no Programa Mais Produção, em que a cadeia da aquicultura é uma das 10 definidas como prioritárias pelo Governo do Estado. Estão previstas oficinas de receitas (fishburger almôndega de peixe) e o início da comercialização de ostras cultivadas no projeto de Cultivo de Ostras em Mesas Fixas, em Humberto de Campos.
“Itans é um exemplo do que é possível fazer para aumentar nossa produção, tanto para abastecimento quanto para exportação para outros estados, por isso durante a Semana do Pescado, estamos agregando conhecimentos aos piscicultores da comunidade, para que eles tenham maior domínio de técnicas relacionadas ao manejo, beneficiamento, transporte e comercialização de seus produtos”, disse o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser. A programação da semana inclui capacitação, degustações, oficinas e comercialização de itens produzidos no estado, frutos do trabalho realizado no Programa Mais Produção, em que a cadeia da aquicultura é uma das 10 definidas como prioritárias pelo Governo do Estado.
Folha de SJB