O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) promove, de 12 a 17 de setembro, a Semana do Pescado 2016. A iniciativa visa contribuir para o crescimento do consumo de peixes e frutos do mar e acompanha uma mobilização realizada anualmente em todo o país. A programação inclui capacitação, degustações, oficinas e comercialização de itens produzidos no estado, frutos do trabalho realizado no Programa Mais Produção, em que a cadeia da aquicultura é uma das 10 definidas como prioritárias pelo governo estadual.
Na segunda-feira (12), serão promovidas oficinas para pescadores do povoado Itans, em Matinha (MA), em parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged). Serão abordados temas como aquicultura com sanidade e trânsito de pescados, além da oficina de “Registro da Agroindústria Familiar, de Pequeno Porte ou Artesanal”, que vem sendo realizada pela Aged em diversos municípios. Outro destaque é a oficina de receitas com pescado, como fishburger e almôndega de peixe, oferecida em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís (SEMAPA), na terça-feira, 13.
Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, a Semana do Pescado é uma oportunidade de mostrar à população o trabalho que está sendo feito no setor e mostrar seus primeiros resultados nas prateleiras e restaurantes. “O governo estadual vem incentivando a cadeia produtiva da aquicultura em todo o Maranhão, com ações voltadas para a produção, beneficiamento e comercialização de pescados, valorizando os pescadores maranhenses e toda a riqueza que vem das nossas águas”, disse.
Entre os resultados do trabalho do Governo do Estado que serão mostrados na Semana do Pescado estão as primeiras ostras cultivadas no projeto Unidade Demonstrativa de Cultivo de Ostras em Mesas Fixas, implantado em novembro de 2015 no povoado Cedro, em Humberto de Campos, pela Sagrima. A secretaria intermediou a comercialização dos produtos, que estarão disponíveis de 15 a 17 de setembro (quinta a domingo) em unidades do Mateus Supermercados (unidades Calhau, Cohama e Renascença) e Fripeixe (unidades Olho d’Água e Renascença), onde o consumidor receberá, também, material com orientações sobre conservação e consumo. Em breve, o trabalho de cultivo de ostras será ampliado para outros dois municípios, Icatu e Primeira Cruz, melhorando o abastecimento de ostras no estado com produtos inspecionados e saudáveis.
Folha de SJB
Mais 4 anos de rêlho para Aristóteles.
Jailson, tu tens notícias sobre a retomada das obras da estrada do peixe?
Não ainda companheiro…