Promotora de São Vicente ministra palestra sobre corrupção em escola de São Bento

A promotora de justiça da Comarca de São Vicente Férrer, Alessandra Darub, ministrou palestra sobre corrupção na manhã desta quinta-feira, 14, no Centro de Ensino Dom Francisco, na cidade de São Bento, a convite dos alunos do 3º ano do ensino médio.

O tema da palestra – “10 medidas contra a corrupção” – foi sugerido pelos próprios alunos que estão desenvolvendo atividades extracurriculares sobre a temática. Na ocasião, a palestrante explicou cada uma das dez medidas anticorrupção que fazem parte do projeto de iniciativa popular, enviado ao Congresso Nacional pelo Ministério Público Federal, que contém propostas de mudanças nos andamentos de processos e criminalização de condutas.

Alessandra Darub falou, ainda, sobre os atos de improbidade mais comuns praticados na administração pública e deu enfoque especial às consequências da corrupção na vida das pessoas. Os alunos fizeram perguntas e questionamentos sobre as medidas anticorrupção, citaram vários exemplos de corrupção, como caixa dois praticado por partidos políticos em período eleitoral, desvio de merenda escolar e obras inacabadas.

Folha de SJB

2 respostas para “Promotora de São Vicente ministra palestra sobre corrupção em escola de São Bento”

  1. O papel do MP no Estado Democrático de Direito é inafastável à garantia do exercício da Justiça e da Cidadania Plena. Em todos os confins do território nacional é patente a sua função jurisdicional inerente à consecução dos valores éticos, estruturais e funcionais das atividades humanas a fim de o estado cumprir a sua função genuína. De fato, a lei em si não é garantia de exercício da justiça… A violação à lei, a corrupção, o desvio de finalidade legal, a deterioração dos princípios jurídicos, a sonegação e a negligência são as sombras desastrosas da ineficácia da conduta humana na sua cadeia gregária. Educar a conduta humana desde a mais tenra idade é um compromisso historicamente louvável em um momento de profundas contradições jurídico-democráticas. Assim, promover uma formação humana integral é também preparar o educando, portador de valores leais e dignos de uma sociedade sustentável, para uma vida de qualidade… Parabéns à escola e ao MP por essa iniciativa inovadora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *