![]() |
Diretores da Codevasf e Cláudio Azevedo |
Em seguida, haverá uma reunião para que seja reavaliado tanto o cronograma de execução do projeto quanto o de implantação do Programa de Recuperação Ambiental e Preservação dos Mananciais de Água Doce da Baixada Ocidental Maranhense, projeto conhecido como Diques da Baixada. Em linhas gerais, esse projeto consiste na construção de um sistema de diques de contenção e de estruturas vertentes na região da Baixada Ocidental Maranhense, buscando, assim, evitar a inundação dos campos com água do mar e perenizando por mais tempo a água doce.
![]() |
Campos da Baixada |
De acordo com o superintendente da Codevasf no Maranhão, João Martins, o Projeto Diques da Baixada Maranhense, cujas obras serão licitadas nos próximos meses, beneficiará uma área que engloba cerca de 9% da população do estado. “Por essa razão o Projeto é importante, porque evita a entrada de água salgada nos campos, além de permitir o acúmulo de água por mais três meses para a prática de diversas atividades produtivas, como, por exemplo, a piscicultura e a fruticultura”, comenta o superintendente.
A obra beneficiará os municípios de Viana, Matinha, São João Batista, São Vicente Ferrer, Cajapió, São Bento e Bacurituba. Na ocasião, serão dadas mais informações acerca do lançamento do edital do projeto (com previsão já para este mês de junho) bem como do lançamento da licitação para excução da obra (cujo edital deve ser lançado no fim deste ano).
Folha de SJB