O professor Orlando Sousa, morador da cidade de Viana, na Baixada Maranhense, utilizou suas redes sociais na tarde desta segunda-feira (8) para denunciar a presença de uma cerca elétrica improvisada instalada em um campo nas proximidades do povoado Canto do Galo. Segundo ele, a estrutura oferece sérios riscos à população que transita pelo local.

No vídeo divulgado, o docente faz um apelo à Prefeitura de Viana para que se manifeste e tome providências urgentes sobre o caso. “Isso é um crime ambiental e representa risco de morte. Além disso, há indícios de roubo de energia”, afirmou Orlando. O vídeo também ganhou destaca em um jornal da TV Mirante, que também denunciou o avanço dos crimes ambientais na região.
A instalação de cercas elétricas de forma irregular é um problema recorrente em diversas cidades da Baixada Maranhense. Em anos anteriores, tragédias envolvendo essas estruturas já foram registradas, com vítimas fatais. Segundo o professor, além de representar um perigo direto à vida, a cerca também está em desacordo com normas de segurança e pode configurar crime ambiental, especialmente quando instalada em áreas públicas ou de uso comum.
Histórico na região
Cidades como Olinda Nova, Matinha e São João Batista já enfrentaram situações semelhantes. Em meados de 2023, uma força-tarefa composta pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o Ministério Público promoveu a derrubada de diversas cercas elétricas em regiões quilombolas de Matinha, numa ação voltada à proteção de comunidades tradicionais e da população em geral.
Moradores da região cobram fiscalização mais efetiva e medidas preventivas para evitar novas instalações irregulares. Até o momento, a Prefeitura de Viana não se pronunciou oficialmente sobre o caso denunciado por Orlando Sousa.