Secretários de Flávio Dino anunciam investimentos de quase dois milhões em reforma de prédios em Cajapió

Farol do Saber será totalmente reformado

Em continuidade às ações do Programa Escola Digna, o Governo do Maranhão oficializou, nesta sexta-feira (22), a reforma do Centro de Ensino Paulo Cordeiro Filho e do Farol do Saber Ana Maria Patello Saldanha, equipamentos escolares do município de Cajapió, na Baixada Maranhense. Os eventos foram organizados pelo prefeito Dr. Marcone, que recebeu os secretários de estado, Felipe Camarão (Educação) e Marcelo Tavares (Casa Civil).

Durante a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço, que autoriza as revitalizações, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou que antes do Governo Flávio Dino não havia escolas de tempo integral na região da Baixada Maranhense e agora a rede pública estadual na região tem, e relembrou a importante parceria da Prefeitura Municipal de Cajapió. “Durante muitos anos esses importantes equipamentos estavam abandonados, mas agora com o Programa Escola Digna 2.0, o Pacto Estadual pela Aprendizagem e a parceria com a Prefeitura Municipal de Cajapió, serão reformados”, disse Felipe Camarão.

“Será uma reforma completa da escola e do Farol, mudanças completas do chão ao teto, transformaremos em espaços adequados para o ensino e a aprendizagem de todos”, afirmou Camarão. Fundado em meados dos anos 70, o CE Paulo Cordeiro Filho não recebe nenhuma reforma significativa desde 2005, agora serão investidos mais de R$ 1,5 milhão, em recursos oriundos do Tesouro Estadual, em uma revitalização que envolverá melhorias em toda a estrutura física do prédio escolar.

“Nossa expectativa em termos de ensino e aprendizagem é de grande importância, porque daqui vai criar em nossos alunos mais incentivo por estudar em uma escola que nos dá maior suporte para desenvolver nossas atividades. E em nome de toda a comunidade escolar agradeço imensamente ao governador Flávio Dino por essa reforma”, declara Aurineia da Conceição Pereira de Oliveira, gestora geral do CE Paulo Cordeiro Filho. Durante o período da reforma do Centro de Ensino, que tem previsão de 180 dias de execução, os estudantes assistirão aulas na Unidade Escolar José Caetano Vaz, para que assim não tenham o calendário escolar prejudicado.

Atualmente, o Centro de Ensino abriga aulas do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, e Educação para Jovens e Adultos (EJA), no turno noturno, em um total de 260 estudantes. Para Cleonilde de Jesus Sousa Barros, 33 anos, estudante da EJA, a reforma trará inúmeros benefícios, incluindo o incentivo para ir às aulas e melhorar o desempenho escolar. “Essa reforma vai ser uma maravilha, porque a escola está muito precária. Agora teremos banheiros novos, bebedouros, a iluminação vai melhorar, principalmente para gente da noite, vai ser muito bom”, disse a estudante.

“Precisamos de um espaço físico de qualidade para que possamos desenvolver nosso papel de educador, então essa reforma está chegando na hora certa, essa reforma é almejada por todos nós e agora conseguimos realizar nosso sonho”, complementou João Batista Barros, professor de Filosofia e Sociologia do Centro de Ensino há 22 anos.

Novo Farol do Saber

Fechado há mais de 12 anos, o Farol do Saber Ana Maria Patello Saldanha terá sua estrutura completamente reformada. A obra, que já terá início após o carnaval e previsão de entrega em 90 dias, recebe investimentos da ordem de R$ 223.500,00, oriundos do Tesouro Estadual e servirá para revitalizar todo o prédio, preparando toda a estrutura para receber um novo acervo e beneficiar toda a população do município.

“A juventude de Cajapió ganhará esses dois importantes instrumentos totalmente recuperados e em ótimas condições de uso para o melhor processo de ensino e aprendizagem”, pontuou o secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Tavares. “Fico feliz de poder, no governo Flávio Dino, iniciar obras tão importantes em uma cidade tão querida quanto Cajapió”, acrescentou Tavares.

“Obras importantes para o município na área da educação, nós e a juventude só temos a agradecer, porque são equipamentos importantes para que tenhamos mais conhecimentos, tanto na escola quanto no Farol do Saber e com isso favorecer que a educação do município também possa crescer junto. Muito obrigado ao governador Flávio Dino e aos secretários Felipe Camarão e Marcelo Tavares”, concluiu o prefeito.

Participaram ainda da solenidade, a comunidade cajapioense, além de autoridades políticas da região da baixada como o prefeito de Penalva, Ronildo Campos; o secretário de Finanças de São Vicente Ferrer, Fabio Santos; o ex-prefeito e secretário de Articulação Política de São João Batista, Eduardo Dominici, além de vereadores e secretários municipais de Cajapió.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *