Secretaria de Saúde intensifica ações do ‘Agosto Dourado’ e do PSE em UBS e escolas de São João Batista

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) e da campanha ‘Agosto Dourado’, na cidade de São João Batista, com a intenção de fortalecer as ações do governo nas escolas e chamar a atenção para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Ações foram realizadas em vários povoados

Nos últimos dias, várias escolas e Unidades Básicas de Saúde receberam as ações dos dois programas. No povoado Cafuzal, na semana passada, uma ação social ofereceu consultas médicas e enfermagem; teste de glicemia; teste rápido de HIV, sífilis, hepatite C e hepatite B; vacinas; entrega de camisinhas e lubrificantes.

Na escola Viriato Correa, segundo as informações da Secretaria de Saúde, foram realizadas palestras com temas voltados para a avaliação de situação vacinal, antropometria e rodas de conversas sobre o mosquito Aedes Aegypti e também higiene bucal. As ações também foram realizadas na escola ‘José Ribamar Gomes Filho’, no povoado Poleiro, região de Santana, via PSE.

Já em Olinda dos Aranhas, a campanha ‘Agosto Dourado’ levou palestras e ações para gestantes, acompanhantes de puérperas e interessados. O tema foi ‘Orientação e conscientização sobre a importância do AME (Aleitamento Materno Exclusivo)’, sob a coordenação da equipe do ESF de Olinda dos Aranhas, na sede da UBS. Médicos, fisioterapeutas e dentistas também participaram das ações.

Em conversa com o Blog do Jailson Mendes, o secretário de saúde Mauro Jorge disse que as ações estão sendo feitas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e que isso fortalece o compromisso do prefeito João Dominici em descentralizar as ações de saúde em São João Batista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *