Professora Francilda Fonseca volta a se destacar a nível nacional e ganha prêmio da Nestlé para escola pública de São Bento

A professora da Rede Pública de São Bento, Francilda Fonseca, que nasceu na cidade de São Vicente Ferrer, voltou a se destacar nacionalmente nesta terça-feira, 19. Desta vez, um projeto idealizado por ela ganhou o Prêmio Crianças Mais Saudáveis, realizado em todo pela Fundação Nestlé Brasil.

Professora Francilda vem se destacando na Rede Pública da Baixada Maranhense

O prêmio visa reconhecer o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem com a promoção de hábitos saudáveis, por meio de cinco comportamentos: escolher opções nutritivas e variadas; brinque ativamente; escolha beber água; curta as refeições juntos e porcione as refeições.

O projeto inscrito foi ‘Mostre ao mundo que você come, se hidrata e brinca bem’, com coautoria do diretor da escola municipal ‘São Bárbara’,  Jailson Moreira, na zona rural da cidade de São Bento, na Baixada Maranhense. A iniciativa traz a tecnologia como uma das formas de documentar as atividades das crianças na escola, a fim de conscientizá-las sobre seus hábitos alimentares e de práticas de exercício.

Além disso, o projeto também prevê a construção de um filtro de água ecológico, e diversas atividades culturais que envolvem o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis, como oficina de danças afro e contemporânea, festival de esportes, saraus, oficinas e mostras de vídeo e fotografias.

A professora conta que, através de oficinas de vídeo e fotografia, os alunos serão capacitados para conhecer profundamente a alimentação que tem, a água que bebem, as brincadeiras de hoje e as que poderão vir a ter após cada atividade realizada. alunos, professores e comunidade em uma força tarefa pela vida saudável. Ele será desenvolvido com os alunos do  1° ao 9° ano da unidade.

Ao todo, foram escolhidos 10 projetos no Brasil e todos ganharão R$ 35 mil reais para colocar em prática suas ideias. A lista dos vencedores da edição 2020 do Prêmio Crianças Mais Saudáveis pode ser acessada AQUI.

Mais conquistas

Este não é o primeiro projeto da professora se destaca em editais e prêmios Brasil a fora. Em 2019, ela foi a 50ª finalista do Prêmio Professor Nota 10, organizado pela Fundação Victor Civita, em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. Meses depois, um projeto seu ficou entre as 10 melhores experiências pedagógicas maranhenses pela Rede Conectando Saberes-Fundação Lemann-2019.

Francilda também ficou entre os 12 finalistas do Prêmio Professor Transformador 2020 e é uma das três finalistas da categoria Ensino Fundamental Anos Finais.

7 respostas para “Professora Francilda Fonseca volta a se destacar a nível nacional e ganha prêmio da Nestlé para escola pública de São Bento”

  1. Francilda,

    Parabéns, continue cuidando bem do futuro do Brasil.
    Nossas crianças são a primavera deste país. E quando o outono chegar elas estarão cuidando do nosso País com coragem e determinação.

    ivanilda boaz

  2. Muito inteligente, daquelas pessoas que faz questão que seu trabalho tenha impacto na vida de outros. É de uma simplicidade que só tem quem nasceu com o dom da arte de fazer, de ensinar, de fazer acontecer.
    Parabéns!

  3. Olá Francilda!
    Eu já sabia do seu potencial. Que bom que aflorou.
    Você é nossa inspiração.
    Fez por merecer.
    Parabéns!
    Carlos Henrique C Soares
    S J Batista

  4. Parabéns pelo trabalho. Procurar ter uma Alimentação saudável e natural, atividade física e ocupar a mente com coisas positivas, previne de muitos problemas de saúde no futuro: obesidade, depressão, cardiopatias, diabetes, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *