Prefeitura de Cajapió e Hemomar iniciam, este mês, campanha de doação de sangue

| 0 comentários

A Prefeitura municipal de Cajapió, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceira com o Centro de Hematologia do Maranhão -HEMOMAR, realiza no dia 18 de julho, uma campanha de doação de sangue no município. A campanha será realizada na Unidade Básica de Saúde ‘Luís Azevedo Fonseca’.

A Secretaria de Saúde divulgou as informações para os doadores participarem da campanha. Segundo a pasta, as condições para fazer a doação de sangue devem ser desde de sentir-se bem, com saúde; ter entre 16 a 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Os menores de idade (16 e 17 anos), só doam mediante consentimento formal do responsável legal; ter mais de 50 kg e apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.

No dia da doação, a pessoa deve estar alimentada, evitando alimentos gordurosos; dormir bem na noite anterior (mínimo 6 horas); não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação e não fumar pelo menos 2 horas antes da doação. Durante o processo, a pessoa deve realizar um cadastro, mediante apresentação do documento oficial de identificação; fazer uma triagem hematológica, com realização de teste de anemia, verificação de pressão arterial, pulso, temperatura e peso.

Depois fazer uma triagem médica, com avaliação clínica do candidato através de entrevista individual, confidencial e sigilosa, fazer a coleta de sangue, onde todo o material utilizado é estéril e descartável e dura no máximo 15 minutos, terminando com um lanche. As recomendações após a coleta seguem para consumir o lanche oferecido e beber bastante líquido nas primeiras 6 horas e alimentar-se normalmente.

O doador não fumar até 2 horas após doação; não ingerir bebida alcoólica durante 5 horas; não realizar esforço físico no dia da doação, principalmente usando o braço do qual foi retirado o sangue; não praticar esportes radicais ou atividades de risco e para dirigir moto, ele deve aguardar no mínimo 1 hora.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.