Oito municípios da Baixada Maranhense receberão kits de higiene e equipamentos de EPIs da Famem

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Erlanio Xavier, divulgou nesta quarta-feira, 25, por meio de portaria os critérios de distribuição e entrega do material gráfico informativo sobre o coronavírus, álcool gel e equipamentos de proteção individual EPIs, para profissionais da área de saúde.

Presidente da Famem disse que todas as cidades serão beneficiadas

A segunda fase de distribuição será retomada nesta quinta-feira, 26, e vai contemplar 62 municípios filiados à federação. Entre eles, oito cidades da Baixada Maranhense: Cajari, Cajapió, Matinha, Palmeirândia, Penalva, São João Batista, São Bento e São Vicente Ferrer. Outras cidades da região já receberam os materiais na primeira etapa.

De acordo com a portaria, os critérios levaram em consideração a classificação de pandemia do Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde, OMS; a Lei Federal Nº 13.979, que prevê medidas de enfrentamento para emergência internacional de saúde pública, e portaria do Ministério da Saúde sobre obrigação de articulação dos gestores do SUS.

Segundo os critérios estabelecidos, todos os municípios filiados, de médio e pequeno porte com população inferior a 100 mil habitantes, irão receber álcool gel. Terão prioridade as cidades atingidas pelas enchentes, onde há registro de pacientes sob suspeitas do Covid-19, aqueles que possuem atendimento em média e alta complexidade; os localizados em fronteiras e com menor IDH.

O escalonamento de atendimento será do menor para o maior em quantitativo populacional. A distribuição do kit composto por álcool gel, sabão, luvas e máscaras de proteção individual será de acordo este quantitativo. Na hipótese de surto de Covid-19 em terminado município, todos estes critérios serão suspensos, ganhando estes prioridade absoluta. Os produtos serão entregues diretamente na Famem ou por meio de entrega nos municípios, seguindo rotas estabelecidas.

Os kits contém álcool em gel, sabão, luvas e máscaras, e serão distribuídos a profissionais e agentes de saúde, suprindo a falta de produtos causada pela grande demanda. Saiba quais os municípios do segundo lote:

Uma resposta para “Oito municípios da Baixada Maranhense receberão kits de higiene e equipamentos de EPIs da Famem”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *