MP e secretários de Saúde de São Bento, Palmeirândia e Bacurituba discutem planos de combate ao Coronavírus

Foi realizada na última quarta-feira, 11, na sede da Promotoria de Justiça de São Bento, uma reunião com os secretários de Saúde de São Bento, Palmeirândia e Bacurituba, na qual foram discutidos os planos de enfrentamento ao novo Coronavírus – Covid 19.

Promotora e secretários das cidades de São Bento, Bacurituba e Palmeirândia

Na ocasião, os gestores municipais apresentaram as medidas que estão sendo planejadas para o enfrentamento da doença, que foi considerada uma Pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) também nesta quarta-feira. Nos três municípios da Comarca de São Bento, não há nenhum registro da doença.

O secretário de Saúde de São Bento, Astenildo Penha, informou que recebeu o Plano Estadual de Contingência do novo Coronavírus e que está reunindo as 16 equipes de atenção básica à saúde do Município para tratar do assunto. Também estão sendo desenvolvidas cartilhas informativas, que serão disponibilizadas nas unidades básicas de saúde.

A titular da Saúde de Bacurituba, Daniela Moraes, afirmou que também estão sendo planejadas reuniões com as equipes do Programa Saúde da Família (PSF), que contribuirão na elaboração do Plano de Contingenciamento do município. O Programa Saúde na Escola também será usado para levar ações preventivas a alunos e professores.

Em Palmeirândia, de acordo com o secretário José João Padilha, também estão previstas reuniões com as equipes do PSF e ações preventivas nas escolas. Nos três municípios, a vacinação contra a gripe terá início em 23 de março. Na reunião, a promotora de justiça Laura Amélia Barbosa informou aos gestores sobre a instauração de um procedimento administrativo para acompanhar as providências adotadas pelos municípios acerca do Covid 19.

Foi concedido prazo para que as Prefeituras apresentem seus Planos de Contingência Municipais ou Protocolos de Enfrentamento ao Covid 19. Os Municípios também deverão comprovar a capacitação dos profissionais da atenção básica a respeito do Fluxo de Atendimento e Manejo Clínico na Atenção Primária em Saúde para o Novo Coronavírus (2019-NCOV).

Uma resposta para “MP e secretários de Saúde de São Bento, Palmeirândia e Bacurituba discutem planos de combate ao Coronavírus”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *