Luto em São João Batista: Morre a professora e ex-secretária de educação Creusa Jacinto

Morreu na madrugada desta quarta-feira, 16, a professora e ex-secretária de educação de São João Batista, Maria Creusa Silva Santos Jacinto, aos 77 anos. A causa oficial ainda não foi divulgada, mas ela tinha passado por uma cirurgia de coração esta semana.

Professora Creusa Jacinto

Creusa Jacinto era casada com Mequinho e era mãe de quatro filhos, Daniel, Daniela, Fernando e Cleana Jacinto, que é professora e, assim como sua mãe, já assumiu o cargo de secretária de educação do município de São João Batista. Formada em Pedagogia, Creusa era uma das mais respeitadas professoras do município.

Ela foi secretária de educação nos três governos do ex-prefeito Dr. Zequinha Soares e também, por diversas vezes, diretora de escola. Além disso, Creusa Jacinto tinha a admiração de todos os professores e deu grandes contribuições para o desenvolvimento da educação do nosso município.

Em 2017 foi a vencedora do Prêmio Freitas Câmara na Categoria Homenagens Especiais, pelos grandes serviços prestados à esta cidade, ao lado de professores como Joca, Arlete Sousa, Neyla Cristine e Yolanda Serra. O corpo da professora ainda está em São Luis, no Hospital do Servidor, e deve passar por procedimentos padrões no IML e só então ser encaminhado para São João Batista, onde será velada e enterrada.

No fim desta terça, 15, também morreu o pai das professores Nilde e Neide Campos, conhecido popularmente como Ricardo. As causas ainda não foram divulgadas e amigos e autoridades da cidade também deixaram mensagens de solidariedade às professoras.

Homenagem

Vive-se um momento de grande consternação, não apenas os familiares e nós, seus amigos, mas toda comunidade. Muito abalado, sinto que preciso expressar meu reconhecimento pela perda de pessoa tão especial para nossa Educação, para nosso município. Faz-se mister, além de lamentar profundamente sua perda, render-lhe as merecidas homenagens pelo relevante trabalho que realizou tanto como Professora, Diretora Escolar, ou como Secretária de Educação, mãe, amiga, irmã e cidadã, durante o tempo em que esteve conosco.

Como educadora – aliás uma das mais renomadas em nossa história, Dona Creusa contribuiu para a organização de nossa incipiência no processo da evolução educativa e trouxe-nos investimentos em eventos que nos dão saudades e uma imensa vontade de referir: “Naqueles tempos, tínhamos uma educação bem mais eficiente”!. Foi diretora, por anos respeitosos, da Escola Cenecista “José Maria de Araújo” – uma expressiva referência saudosa em nossa educação;

Fez parte do grupo criador do Ateniense e foi a primeira diretora da instituição, que até hoje preserva condignamente o lema “Educação com Qualidade e Eficiência”! – parâmetros que sempre nortearam seu desempenho profissional; Tornou-se uma dentre as grandes responsáveis por toda uma geração de professores que hoje atuam em diferentes escolas joaninas e do estado, e com seu ímpeto desbravador, necessariamente autoritário e elegantemente profissional, comandou trabalhos educativos e eventos inesquecíveis!

Dona Maria Creusa da Silva Santos Jacintho, foi para mim, mais que uma colega de trabalho, mais que uma professora dedicada, mais que uma educadora exemplar. Foi uma mulher forte, de personalidade marcante que com sua atitude aguerrida escreveu exemplarmente parte louvável da história educacional de São João Batista. Que seja lembrada como a grande mulher e educadora que foi, e que seu legado seja escrito na história desse estado como alguém que se dedicou à construção de uma educação de qualidade e eficiência. Que seja lembrada com serenidade pelos seus feitos no sentido de melhorar, com vitalidade, confiança e fé, o desempenho escolar de milhares de alunos

Foi um verdadeiro privilégio ter trabalhado com uma pessoa tão especial. Professora Creusa, que falta você irá fazer para todos que foram seus alunos e alunas. Estamos todos de luto. Enquanto houver uma sala de aula, uma escola, um idealismo vocacional e educativo você estará presente. Você nunca será esquecida!
Deus a receberá no Reino dos Justos!

Professor Marcondes Serra

Professora durante cerimônia de entrega do Prêmio Freitas Câmara, em 2017
Creusa e sua família

2 respostas para “Luto em São João Batista: Morre a professora e ex-secretária de educação Creusa Jacinto”

  1. Bom dia!
    Eita tristeza sem fim, estou uma pessoa arrasado desde de ontem, muito triste mesmo essa partida precoce da nossa eterna professora Creusa Jacinto, gostaria de está lá para dar o último a Deus para uma pessoa que não tem palavras no mundo para descrevé-la, mais que diante das circunstâncias só posso agradecer professora Creusa pelos ensinamentos, pelos aconselhamentos, pelas palavras de incentivos, pelos momentos bons que passei ao seu lado, sei que São João Batista perde uma pessoa da importância de vossa excelência, mais sei também que os céus lhe recebe em festa, que a luz divina lhe ilumine para sempre, vá com Deus professora para os braços do nosso senhor Jesus Cristo. Essa é uma pequena homenagem do seu sempre aluno e amigo Magno Castro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *