Justiça Eleitoral inicia cadastramento biométrico na cidade de Olinda Nova do Maranhão

O Tribunal Regional Eleitoral inicia hoje, 04, o cadastramento biométrico dos eleitores da cidade de Olinda Nova do Maranhão. O município tem um pouco mais de 10 mil eleitores e completará na próxima sexta, 24 anos de emancipação política.

Biometria será feita até o início do próximo mês

O cadastramento está sendo realizado na sede da Câmara de Vereadores, ao lado da Prefeitura Municipal, e será feito até o dia 04 de outubro. Para cadastramento biométrico ou alteração de dados cadastrais (sem mudar de município) é preciso os documentos como original do documento de identificação e original do comprovante de residência atual.

Para alistamento, primeiro turno, é preciso estes documentos, acrescentado de original e cópia do comprovante de alistamento militar (homens entre 18 e 45 anos). Já para transferência de município, é preciso original e cópia do documento de identificação e original e cópia do comprovante de residência com pelo menos 3 meses. A Justiça Eleitoral lembra que são aceitos como documento de identificação: RG, carteira de habilitação, carteira de trabalho, carteira funcional, certidão de nascimento ou passaporte.

A biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008, para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Por isso, alguns cartórios eleitorais estão realizando recadastramento biométrico, para coleta de digitais, assinatura e foto do eleitor. Daí o nome “biometria” – porque serão coletados e armazenados dados físicos do eleitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *