Governo entrega equipamentos a pescadores das cidades de Matinha, Penalva e Pinheiro

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), realizou a entrega de motores com rabeta para trabalhadores que vivem da atividade pesqueira nos municípios de Matinha, Penalva e Pinheiro.

Foram entregues motores com rabeta para melhoria das condições de pesca

A entrega desses motores faz parte do projeto TrabPesca, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Setres, que tem como objetivo apoiar entidades, colônias, associações e sindicatos de pescadores, com equipamentos motorizados de pesca em substituição ao transporte manual, gerando rapidez, melhoria da infraestrutura pesqueira, aumento da produtividade e renda, além de fortalecer o associativismo.

No último sábado (15), foram entregues equipamentos a trabalhadores do povoado Itans, município de Matinha. Já no município de Penalva, ao lado dos secretários da Casa Civil, Marcelo Tavares, e do Esporte, Rogério Cafeteira, além do prefeito Ronildo, o secretário Jowberth Alves entregou os equipamentos que auxiliarão a produção de pescadores da cidade. Ainda em Penalva, foi realizada assinatura para reforma do estádio municipal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

No domingo (16), dando continuidade às entregas do projeto TrabPesca, o secretário Jowberth Alves entregou motores com rabeta à colônia de pescadores no município de Pinheiro.

“A valorização dos nossos produtores por todo estado é um compromisso do governador Flávio Dino com a classe trabalhadora. Por isso, temos trabalhado intensivamente para alcançar esse objetivo. Sem dúvida, esses motores e equipamentos vão proporcionar agilidade no trabalho e gerar mais renda a essas regiões”, destacou o secretário Jowberth Alves, durante as entregas.

Sustentabilidade e autogestão

A política de Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver, sem destruir a natureza. Desta forma, os princípios da Economia Solidária estão presentes no desenvolvimento do projeto TrabPesca, através do fortalecimento dos grupos de pesca artesanal, com base no cooperativismo, autogestão e sustentabilidade.

Pesca artesanal no Maranhão

No Maranhão, segundo o IBGE 2010, mais de 47 mil pescadores vivem exclusivamente da pesca artesanal, que tem papel fundamental na geração de mão de obra e lucratividade para milhares de famílias de baixa renda.

Segundo a Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão (FECOPEMA), existem atualmente 159 colônias de pescadores em todo o Estado, gerando emprego e renda a milhares de pessoas que sobrevivem da atividade. Ascom

2 respostas para “Governo entrega equipamentos a pescadores das cidades de Matinha, Penalva e Pinheiro”

  1. Já no município de Penalva, ao lado dos secretários da Casa Civil, Marcelo Tavares, e do Esporte, Rogério Cafeteira, além do prefeito Ronildo, o secretário Jowberth Alves entregou os equipamentos que auxiliarão a produção de pescadores da cidade. Ainda em Penalva, foi realizada assinatura para reforma do estádio municipal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
    Graças a Deus minha cidade estava necessitando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *