Estudantes da Uema avaliam qualidade de peixes de campos e lagos de São João Batista e Viana

Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Recursos Aquáticos e Pesca (PPGRAP) realizaram atividades referentes ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD Amazônia) nos municípios de São João Batista e Viana.

Alunos analisam qualidade de peixes na Baixada Maranhense

As atividades foram realizadas pelos mestrandos Janderson Bruzaca Gomes e Manoel Cleber Sampaio Silva; Ingrid Tayane Vieira da Silva do Nascimento (Técnica do Laboratório de Microbiologia/Mestre em Recursos Aquáticos e Pesca) e Josielma dos Santos Silva (Técnica de nível superior e Mestre em Recursos Aquáticos e Pesca), Tiago de Moraes Lenz  (Professor do IFMA) e discentes do IFMA do município de Viana.

As atividades nos municípios são referentes ao projeto “Abordagem integrada de diferentes metodologias para avaliação da sanidade de peixes em ecossistemas aquáticos”, que visa promover a consolidação dos programas de Recursos Aquáticos e Pesca (PPGRAP nível 3) e de Biologia Ambiental (PPG-BA nível 4) das regiões Nordeste e Norte, respectivamente; através da cooperação com o programa de Aquicultura (PPG-AQUI nível 6, da Universidade Federal de Santa Catarina).

A ação inicial foi realizada em dois municípios da Baixada Maranhense. Em São João Batista, nos dias 25 e 26 de junho em uma piscicultura e Lago do Coqueiro, no qual foram realizadas coletas de peixes (material biológico) para análise e diagnóstico ambiental dos locais. Após a coleta em São João Batista a equipe se deslocou para a cidade de Viana, na qual coletaram peixes de importância comercial no principal lago da cidade.

O conhecimento adquirido nesta pesquisa poderá ser usado em estratégias de integração, políticas e programas institucionais com o objetivo de sustentar, manter e restaurar áreas protegidas, e para a avaliação da qualidade do habitat e da sanidade da ictiofauna nativa inseridas na APA da Baixada Maranhense. Ascom Uema.

Uma resposta para “Estudantes da Uema avaliam qualidade de peixes de campos e lagos de São João Batista e Viana”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *