Estudante de Vitória do Mearim disputa competição de xadrez em Blumenau, Santa Catarina

Um adolescente da cidade de Vitória do Mearim está em Blumenau, no estado de Santa Catarina, onde participa dos Jogos Escolares da Juventude, na categoria xadrez. Kaio Cruz Mendes, de 13 anos, representará a cidade e todo o Maranhão na maior competição jovem do Brasil.

Kaio Cruz já está em Santa Catarina

Ele embarcou ontem, 26, ao lado de seu irmão, Bruno Mendes. Segundo a prefeita da cidade, Dídima Coelho, que acompanhou o adolescente no aeroporto, ela garantiu a ida e os materiais para o jovem que representará o Maranhão na competição. Esta é a primeira vez que um atleta vitoriense participa da competição nacional.

Kaio se dedica ao esporte desde muito pequeno, tendo começado aos nove anos por incentivo de um de seus irmãos. “Eu comecei porque meu irmão já jogava em projetos em Vitória, e ele me ensinou”, contou o aluno da Escola Municipal Maria Celeste Barros, no bairro Manijituba.

Para Kaio, o JEJ é um momento em que espera ser desafiado. “Estou muito animado em competir. Espero que seja desafiador, sabe? Eu gosto muito de desafios”. Kaio, que em sua primeira competição oficial, no Jems 2019, trouxe a medalha de ouro para Vitória, contou ainda quem são os seus ídolos no xadrez: “os irmão Rafael e Nicolau Leitão, o Mikail Tal e, é claro, o Bobby Fisher”.

A competição

Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo COB em 2005.  O formato do evento é dividido em três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma etapa nacional, com ambas as categorias, reunindo mais de seis mil atletas dos 26 estados mais o Distrito Federal.

O evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional tem 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.

As etapas regionais são disputadas por cerca de 1.100 atletas. Nelas são definidos os classificados do basquete, futsal, handebol e vôlei para a fase nacional de Blumenau, nas duas categorias etárias. Com informações da Ascom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *