Publicidade

Em Matinha, prefeita e vereadores vistoriam obras para pavimentação asfáltica da Estrada do Peixe

| 0 comentários

A prefeita de Matinha, Linielda de Eldo, esteve no fim de semana vistoriando as obras para o recebimento da camada asfáltica da Estrada do Peixe, no povoado Itans. Executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 15 milhões, serão construídos 16 km de estrada que liga o povoado Itans à sede do município Matinha.

A obra facilitará o escoamento de produção do peixe da Região dos Lagos, na Baixada Maranhense, a principal vocação econômica da região. A prefeita Linielda de Eldo esteve na companhia do secretário de Obras e Infraestrutura, Eldo Jorge; de vereadores e demais secretários municipais e constataram de perto o andamento das obras.

As obras já estão na reta final na fase de preparação para receber a massa asfáltica, de acordo com os responsável pela empresa que está construindo a estrada do povoado Itans.  Segundo informou a prefeita, a obra beneficiará milhares de matinhenses e inaugurará um novo clico de desenvolvimento para a Baixada Maranhense.

O povoado Itans fica distante 16 km da sede do município de Matinha, na Baixada Maranhense. Em Itans, durante muito tempo, as pessoas sobreviviam da plantação de milho, mandioca, arroz e apresentavam renda média baixa por mês. Atualmente, 200 famílias do povoado e áreas vizinhas produzem cerca de 1.776 toneladas de peixe por ano, o que gera uma receita líquida anual de mais de R$ 4 milhões. A produção está elevando o PIB de Matinha.

Com a nova estrada 74 produtores de peixe de Itans que enfrentaram por décadas dificuldades no transporte de ração para o município e escoamento da produção para as demais cidades, principalmente no período chuvoso, onde muitos carros ficavam atolados na estrada de piçarra, terão agilidade no escoamento e poderão aumentar a produção da região.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.