Educação avança em Matinha e cidade ultrapassa meta do Ideb 2019 nas séries iniciais

A cidade de Matinha voltou a ultrapassar a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas séries, referente ao ano de 2019. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 15, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.

Números do IDEB mostram crescimento em Matinha

Em Matinha, a meta projetada para 2019 foi de 4,2, mas a cidade superou essa marca e chegou a 4,6 nas séries do quarto ao quinto ano. Já nas séries mais avançadas, do oitavo ao nono ano, a cidade ficou com 3.7, quando a meta era 4.0. Neste quesito, apenas a escola ‘Maria Silva’ conseguiu alcançar a meta, ficando com 3.6 na média.

Destaque para as escolas ‘Nossa Senhora da Conceição’ e Instituto Educacional Alberto Silva Costa, que ficaram acima da meta projetada.  Desde 2015, o Ideb de Matinha vem aumentando consideravelmente. Nas séries iniciais, o índice em 2015 foi para 4,0; em 2017 para 4,4 e 2019 para 4,6. Nas séries finais, também teve aumento. Em 2015 foi registrado 3,4; em 2017 esse número voltou a se repetir e em 2019, fechou em 3.7.

O resultado foi comemorado pela Secretaria Municipal de Educação. “O município de Matinha apresenta resultados no IDEB, proporcionando crescimento nos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental. Parabéns a toda a comunidade escolar de Matinha”, declarou a titular da pastar, Núbia Serra, que também destacou o apoio que a prefeita Linielda tem dado à educação.

Ideb 2019

Medido a cada dois anos, o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice registrado nos anos iniciais no país passou de 5,8, em 2017, para 5,9, em 2019, superando a meta nacional de 5,7 considerando tanto as escolas públicas quanto as particulares. Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, avançou de 4,7 para 4,9.

No entanto, ficou abaixo da meta fixada para a etapa, 5,2. No ensino médio, passou de 3,8 para 4,2, ficando também abaixo da meta, que era 5. O Ideb é calculado com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O índice final varia de 0 a 10.

Uma resposta para “Educação avança em Matinha e cidade ultrapassa meta do Ideb 2019 nas séries iniciais”

  1. Fico feliz em receber essa notícia , da escola Nossa Senhora da Conceição em destaque, pois me empenhei em dar o melhor de mim como doscente dessa escola parabéns pra nós em povoado Caranguejo sei que podemos fazer muito mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *