Decretado estado de calamidade pública em Vitória do Mearim por causa das chuvas, coronavírus e H1N1

Um decreto da prefeita de Vitória do Mearim, Dídima Coelho, colocou o município em Estado de Calamidade Pública neste domingo, 22. A informação foi publicada no site do Diário Oficial do Municipal e leva em conta o avanço dos casos de Coronavírus e H1N1 no Maranhão e o aumento das chuvas na cidade.

Dídima Coelho

De acordo com o documento, obtido pelo Blog do Jailson Mendes, este mês as chuvas se intensificaram em todo o território municipal e, em razão da superação da média histórica de chuvas em Vitória do Mearim, teve-se a ocorrência de eventos adversos associados ao volume de corpos hídricos e à intensidade das precipitações pluviométricas.

Ainda segundo o decreto, as condições meteorológicas têm causado impactos no município de Vitória do Mearim, provocando, inclusive deslocamento da população para abrigos temporários, o que favorece a disseminação de doenças de transmissão respiratória, a exemplo das infecções virais e os danos e prejuízos causados pelos
desastres naturais de origens hidrológicas, meteorológicas e, principalmente, biológicas, comprometem parcialmente a capacidade de resposta do poder público municipal.

“Fica declarada situação de calamidade, em todo o território do Município de Vitoria do Mearim, para fins de prevenção e enfrentamento ao vírus H1N1 e a COVID-19, bem como para prestação de socorro e assistência humanitária à população do município vitoriense atingido por chuvas Intensas”, diz a prefeita. Com isso, a gestora poderá realizar contratos sem licitações para aquisição de bens e serviços necessários durante o período; as férias de profissionais de saúde estão suspensas e todos os processos em tramitação se darão em regime de urgência.

Um segundo decreto de Dídima estabelece as medidas para prevenção do Coronavírus e Comitê Municipal de Prevenção e Combate à COVID-19 e dispõe sobre novas medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo COVID-19. Vejam abaixo o documento.

Estado de Calamidade Pública – Vitória do Mearim

Uma resposta para “Decretado estado de calamidade pública em Vitória do Mearim por causa das chuvas, coronavírus e H1N1”

  1. Certo era mudar esse Ministro da Saúde, esse só pensa nos Milhões da Saúde, tem que botar um Ministro da Saúde novo pra ajudar todos os Estados do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *