Costinha anuncia compra de 100 quilos de polpa de macaxeira biofortificada do quilombo do Charco para escolas de Olinda

O prefeito Costinha informou ao Blog do Jailson Mendes que a Prefeitura Municipal irá comprar cerca de 100 quilos da polpa de macaxeira biofortificada do Quilombo do Charco para incrementar a alimentar escolar da Rede Municipal de Ensino de Olinda Nova do Maranhão.

A compra será realizada diretamente aos jovens produtores do quilombo, localizado entre São Vicente Ferrer e Olinda Nova. Esta semana, eles realizaram a colheita da macaxeira biofortificada em seu campo agrícola. Ao todo, foram colhidos 700 kg de raiz que renderam 200 kg de polpa a ser comercializada na região.

No local, 30 jovens mantém um campo de 2,5 hectares, e contam com assistência técnica da Agerp, auxílio das Secretárias de Agricultura de Olinda Nova e São Vicente Ferrer e do Projeto BioFort coordenado pela SAF, o plantio do milho e macaxeira biofortificada.

Lá também existem planos da construção de um aviário. A produção é comercializada com os mercados locais e também instrucionais, como o PNAE, onde um dos compradores será a Secretaria Municipal de Educação, segundo o prefeito de Olinda Nova do Maranhão, Costinha.

Com o sucesso de seu campo agrícola, os jovens não precisam sair de suas cidades para conseguir emprego e renda. Isso evita o êxodo rural, garantindo mais oportunidades para os jovens em seu próprio município. “Nossa gestão entende que incentivar o produtor rural, comprando diretamente seus produtos, fortaleceremos a nossa agricultura e fazemos a roda da economia girar”, disse o prefeito.

Blog do Jailson Mendes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *