‘Candidatos deveriam ter o conhecimento mínimo para essa importante missão’, diz Luiz Figueiredo sobre eleições em São João Batista

O Blog do Jailson Mendes recebeu um novo artigo do ex-prefeito Luiz Figueiredo, comentando sobre as eleições em São João Batista no próximo ano. Ao escrever aos leitores, ele cobra conhecimento mínimo da real situação da Prefeitura Municipal e noções sobre a missão de um prefeito.

Luiz Figueiredo

“Os candidatos deveriam ser preparados para ter o conhecimento mínimo para essa importante missão. É indispensável de tenham noções básicas nas áreas de planejamento, orçamento e contabilidade além de uma visão geral da situação do município, com as suas dificuldades e graves problemas de infraestrutura”, diz.

Recentemente, um artigo polêmico foi assinado pelo ex-prefeito, falando que Mecinho e Carlos Figueiredo polarizam as eleições em São João Batista. Vejam o novo artigo…

Eleições 2020

Estamos a quase um ano das eleições municipais, quando mais 5.500 municípios brasileiros irão eleger novos prefeitos e renovar as câmaras municipais. O que causa estranheza é a grande antecipação da disputa como se a eleição fosse hoje. No passado recente essa articulação para viabilizar as candidaturas ocorria no ano eleitoral e acirrava-se após as convenções, geralmente realizadas no mês de junho.

Todos sabem das dificuldades financeiras por que passam os municípios e mesmo assim é muito grande o interesse por esse imenso abacaxi. Pessoas muitas vezes sem o preparo necessário para equacionar e dar solução para os grandes problemas que atingem as populações interioranas principalmente com relação à educação, à saúde, a urbanização e ao meio ambiente, insistem em ser candidatos.

Os candidatos deveriam ser preparados para ter o conhecimento mínimo para essa importante missão. É indispensável de tenham noções básicas nas áreas de planejamento, orçamento e contabilidade além de uma visão geral da situação do município, com as suas dificuldades e graves problemas de infraestrutura. Eu sou daqueles que defendem que todo candidato tenha sido pelo menos vereador, ou, comprovadamente já tenha exercido outros cargos na administração pública.

São João Batista desde a sua criação já teve prefeitos de todos os naipes, alguns com pouco conhecimento ou experiência e outros que deram muito orgulho ao povo joanino pela seriedade e capacidade de trabalho. O nosso primeiro prefeito foi José Ribamar Martins, nomeado interventor pelo Governador Matos Carvalho, passou pouco mais de dois anos, até que o Supremo Tribunal anulou o ato governamental numa ação ajuizada pelo prefeito Chiquitinho de São Vicente Ferrer.

Nesse período o TRE marcou eleições para prefeito sendo eleito José Porfírio Costa, que apesar de eleito nunca assumiu. Depois o município foi criado através de lei pela Assembleia Legislativa. Marcada nova eleição foi eleito o primeiro prefeito Merval Marques Figueiredo. Depois vieram Achilles, Luiz, Jorge, Nhozinho, Tonho, Zequinha, Eduardo, Surama, Júnior, Amarildo e João.

Alguns realizaram muito, outros muito pouco, dependendo da capacidade, honestidade, e sensibilidade de cada um para tratar a coisa pública. De nada adianta argumentar que o município não dispõe de recursos, tem sim… O que precisa é de planejamento para que sejam aplicados com racionalidade e economia os recursos disponíveis. E só assim será possível fazer muito mais!!!

Luiz Figueiredo, ex-prefeito de São João Batista

3 respostas para “‘Candidatos deveriam ter o conhecimento mínimo para essa importante missão’, diz Luiz Figueiredo sobre eleições em São João Batista”

  1. LUIZ COMO SEMPRE, MUITO CIRÚRGICO
    CHEGOU AO PONTO DA QUESTÃO
    A MAIORIA DOS PREFEITOS NÃO TEM UM PINGO DE PLANEJAMENTO
    ARTIGO EXCELENTE E OPORTUNO AO MOMENTO

  2. Vivemos um momento delicado na “política”, face a retomada da “direita”, no governo federal. Nas eleições de 2020, isso terá reflexos e, dependendo de apoio, coligações, pode haver mudança. Inclusive, na atual “Gestao”, do município, pelo conhecimento das necessidades, o atual “gestir”, vem realizando obras, que muitos que por lá passaram, nunca fizeram. “Bom senso”, antes de criticar, “Coragem pra dizer a verdade”, O povo espera e aguarda ansioso por mudança! Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *