Atividades da I Semana do Bebê miram a busca do Selo Unicef em Matinha

Diversas atividades voltadas para a saúde dos recém-nascidos foram realizadas na cidade de Matinha entre os dias 14 e 18, durante a I Semana do Bebê, realizada pela Comissão Intersetorial do Selo Unicef, CMDCA e em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, de Saúde e de Educação e Prefeitura Municipal. As atividades fazem parte das ações desenvolvidas em busca do Selo Unicef, edição 2017 a 2020.

Ações foram realizadas em Matinha

A semana começou com a abertura do evento, no dia 14, e no dia seguinte, foi realizado nas creches e jardins de infância, o Cineminha do ABC, com exibição de filmes infantis e rodas de conversas com equipe multiprofissionais. O evento seguiu com a ‘Tarde Alegre – Direito de brincar’ , realizado no Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, com apoio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV e o Programa Criança Feliz.

Foi apresentado brincadeiras lúdicas, como jogos infantis, recreação, competições, apresentações teatrais e outras atividades. No dia 16, foi realizada uma roda de conversa com as gestantes do Pólo Sede, no bairro Verônica, na UBS desta localidade. A equipe multiprofissional abordou a temática Humanização do Parto, que discutiu idéias no contexto da gestação e parto.

No mesmo dia, nasceu o ‘Bebê Prefeito de Matinha’, o pequeno Jonas Gonçalves Cunha. O título foi concebido à primeira criança nascida na cidade durante a realização da 1ª Semana do Bebê, atendendo alguns critérios estabelecidos pelo Selo UNICEF edição 2017-2020, tendo os principais como: incentivo à realização de todas as consultas no pré-natal, que são importantes para assegurar uma gestação saudável, parto normal e aleitamento materno.

A posse do bebê prefeito ocorreu na manhã quarta-feira (16), no Hospital Municipal Dr. Afonso Matos, onde a prefeita municipal Linielda Cunha fez a entrega do certificado, chave da cidade e um kit natalidade completo juntamente com a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF. No dia 17, as ações continuaram com o ensaio fotográfico “Vínculos Eternos”. Foi uma tarde destinada a produção e registro fotográfico com 11 gestantes usuárias da Atenção Básica de Saúde e CRAS, desta municipalidade.

Ocorreu também uma manha lúdica no povoado João Luis, com contação de estórias pela equipe do Criança Feliz. Outra atividade realizada foi a Aquarela do Bebê, onde as gestantes puderam fazer pinturas em tela, trabalhando a ludicidade e vínculos afetivos. Na mesma linha, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma grande ação, voltado para o público da Semana do Bebê, com consultas, vacinação, testes rápidos e outras ações, e simultaneamente ocorreu palestras sobre a temáticas direitos sexuais e reprodutivos para o público estudantil.

Para finalizar, na sexta-feira, 18, teve sua culminância na Praça de Eventos com grande caminhada, brincadeiras, apresentações culturais e sorteios de brindes.

Uma resposta para “Atividades da I Semana do Bebê miram a busca do Selo Unicef em Matinha”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *