Após deixar comando do TJ, desembargador José Joaquim Figueiredo assume vice-presidência e Corregedoria do TRE

Após deixar a presidência do Tribunal de Justiça, o desembargador e joanino José Joaquim Figueiredo assumiu ontem, 19, a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Maranhão, ao lado do novo presidente do órgão, Tyrone José Silva, durante sessão solene por videoconferência transmitida pelas redes sociais.

Desembargador José Joaquim Figueiredo

José Joaquim também assumiu a vice-presidência da corte eleitoral, após desistir de disputar a presidência com seu colega Tyrone Silva. Após a posse, o novo presidente reiterou o compromisso que tem com a missão e funções impostas a ele como magistrado e, também, como presidente do TRE-MA, garantindo que irá desempenhar mais esse encargo com a postura exemplar e serena que todos esperam.

Já o desembargador Joaquim Figueiredo assegurou que seu compromisso será o de manter a justiça eleitoral do Maranhão no topo da justiça brasileira, através de ações de planejamento, execução e controle que proporcionem resultados com o máximo de qualidade na busca constante da excelência dos serviços prestados, com transparência em todas as ações.

Além de autoridades de diversas instituições do Maranhão, acompanharam a sessão o governador do estado, Flávio Dino; o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto; o ministro Reynaldo Soares da Fonseca (STJ); e o presidente do TJMA, des. Lourival de Jesus Serejo Sousa.

Perfis dos empossados

Tyrone José Silva nasceu em 27/05/52, em São Luís e, em 24/06/15, foi promovido, por merecimento, a desembargador do TJMA. Formado em Direito UFMA, tem especialização em Ciências Jurídicas e Pós-Graduação em Direito Processual Civil. Na comarca de São Luís, atuou como juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, juiz do Juizado Especial de Defesa do Consumidor, juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude e, por fim, juiz da 4ª Vara Cível, além de professor do Ceuma e da Esmam.

Durante a sua carreira profissional, antes de ingressar na magistratura, foi procurador-geral do Município de São Luís e diretor-geral da Assembleia Legislativa. Na Justiça Eleitoral, já foi membro substituto, juiz auxiliar da presidência e vice-presidente e corregedor por duas oportunidades.

José Joaquim Figueiredo dos Anjos nasceu em São João Batista, cidade da Baixada Ocidental do Maranhão, em 22/08/53. Graduou-se em Direito pela UFMA em 1978 e, em 1986, logrou aprovação no primeiro concurso público para procurador do Estado, tendo sido, no mesmo ano, aprovado em concurso para juiz de Direito, ingressando na magistratura em 02/05/87.

Chegou à comarca de São Luís em 12/02/92, exercendo o cargo de juiz auxiliar por 5 anos, além de juiz corregedor na gestão do desembargador Antônio Fernando Bayma Araújo e diretor do fórum “Des. Sarney Costa” nas gestões de Orville Almeida e Jorge Rachid.

Palestrante reconhecido na área do Direito Penal, exerceu também o magistério durante 10 anos como professor do Ceuma e da Esmam. Como titular da 2ª Vara Criminal de São Luís, durante 11 anos e 9 meses, julgou casos importantes envolvendo o crime organizado. Em 19/12/2006, assumiu como desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, pelo critério de merecimento, na primeira votação aberta para tal escolha da história do órgão.

Uma resposta para “Após deixar comando do TJ, desembargador José Joaquim Figueiredo assume vice-presidência e Corregedoria do TRE”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *