Alunos de Cajapió surpreendem e conseguem 7 medalhas de ouro na Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A Secretaria Municipal de Educação foi oficialmente informada nesta manhã que a escola ‘José Caetano Vaz’, escola piloto na adesão das 22ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica Cajapió, conseguiu alcançar, de uma só vez, sete medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze.

Prefeito e o secretário de educação comemoraram os resultados

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A partir de 2005 a Agência Espacial Brasileira (AEB) passou também a participar da organização, a olimpíada se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio.

Em Cajapió, esta é a primeira que os alunos participam. O secretário de Educação, Mosart Soares, entusiasta da causa e conhecido astrônomo amador, falou da imensa surpresa ao receber a informação pela manhã. ‘O futuro espera que façamos as provocações certas no presente para suscitar inspirações de carreiras no futuro. É isso que estamos fazendo’, disse.

Ainda segundo ele, logo que a secretaria levou ao gabinete do prefeito Dr. Marcone, a proposta de fazer a adesão, de imediato o gestor acenou para que a pasta fizesse todos os esforços para que a cidade participasse, o que ajudou a incentivar a participação dos alunos, colocando a Prefeitura Municipal a disposição para arcar com custos gerados pela adesão. ‘Entendemos que educação é investimento e dessa forma não temos medido esforços no apoio e desenvolvimento da gestão educacional do nosso município’, afirmou o prefeito da cidade, Dr. Marcone.

Os alunos receberão as medalhas em uma grande cerimônia que acontecerá ainda este mês. Além disso, os professores da escola, juntamente com a gestora Ana Maria, bem como a coordenadora das Olimpíadas, Lucelia de Brito, deverão está recebendo também os certificados de participação. No total, Cajapió levou 12 medalhas em sua primeira participação na OBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *