Academia Matinhense de Letras divulga nota de pesar pela morte do artista popular Praxedes Daniel

Neste momento de perda, é com grande pesar que lamentamos o falecimento de Praxedes Daniel Moraes Costa. Prestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e à legião de admiradores. Matinha fica mais triste sem a alegria contagiante e o entusiasmo desse repentista que se tornou amado e admirado por todos, um ícone da cultura matinhense.

Praxedes Daniel

A Academia Matinhense de Ciências, Artes e Letras – AMCAL e seus Membros expressam imenso pesar pelo passamento do artista popular Praxedes, grande expoente da nossa arte, da nossa cultura, da alegria e da criatividade do povo matinhense.

Praxedes Daniel Moraes Costa, nascido no povoado Campinas em 15 de julho de 1939, foi consagrado nestas plagas, como notável artista repentista que contava/cantava suas memórias com muita criatividade e elegância natural. Com sua perda, sem dúvidas será elevado à condição de ícone cultural da nossa cidade.

O conjunto de suas memórias revela o peso da presença cultural nativa. Seus personagens são trabalhadores, políticos e membros da comunidade, envolvidos nas narrativas da nossa história. Caboclo de rudes feições, bigode fino, cabelos grisalhos, olhos vivos e uma indumentária que inclui o chapéu de grande aba, roupas de cores vivas, sempre disposto ao exercício das lidas típicas do campo, as práticas cotidianas no meio cultural, os bailes, as festas típicas, as datas comemorativas, são elementos expressivos que desvelam o dia a dia local e desnudam as relações sociais.

Um artista popular que revelou nossas mais profundas raízes com alegria, sensibilidade e muita criatividade.

Carlos César Silva Brito

Presidente da Academia Matinhense de Ciências, Artes e Letras.

Uma resposta para “Academia Matinhense de Letras divulga nota de pesar pela morte do artista popular Praxedes Daniel”

  1. Sem dúvidas Matinha está de luto, por várias vezes vi seu Praxedes declamando suas poesias e ficava encantado com tanto talento.
    Que Deus o receba na sua morada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *