Rede Globo volta a mostrar situação dos lixões e da pobreza nas cidades da Baixada Maranhense

Uma reportagem do programa ‘Profissão Repórter’, da Rede Globo, que foi ao ar nesta terça-feira (4), mostrou a situação dos lixões e a situação de miséria em que vive boa parte dos municípios da Baixada Maranhense. A produção entrevistou um jovem que foi fotografado em 2021 no lixão com uma árvore de Natal e mostrou o que aconteceu com ele após a imagem viralizar.

Menino viralizou em lixão

Gabriel da Silva, natural da cidade da cidade de Pinheiro, foi fotografado em um lixão após encontrar uma árvore de Natal. Na época, em 2021, o registro foi feito por João Paulo Guimarães. Dois anos depois, Gabriel está atuando como jovem aprendiz em um mercado.

A mãe dele, Maria Francisca Silva, continua trabalhando como catadora. Ela contou à equipe do Profissão Repórter da TV Globo como está a vida dela e a do filho. “Está trabalhando lá, pelo menos, saiu da aqui do lixão. Fiquei contente porque já basta eu aqui dentro”, afirmou Maria Francisca ao Profissão Repórter. Ela levou a equipe até sua casa, onde encontraram Gabriel. “Sou repositor. Eles me pagam R$ 750. Dá para ajudar”, disse Gabriel.

A reportagem mostra os lixões que descumprem diversas regras sobre a disposição de resíduos sólidos. Lixos e água suja no chão foram vistos pelo local. Em nota, a Prefeitura de Pinheiro disse à reportagem que está procurando uma parceria público-privada para mudar o lixão de local e garantir a gestão dos resíduos sólidos dentro das normas técnicas e ambientais.

Vejam o vídeo…não conseguiu visualizar as imagens? Clique AQUI e vejam a notícia completa.

Dois anos depois, como está menino que encontrou árvore de Natal em lixão no Maranhão — Foto: Reprodução/TV Globo

Mãe de menino que encontrou árvore no lixão continua trabalhando como catadora no local — Foto: Reprodução/TV Globo

Uma resposta para “Rede Globo volta a mostrar situação dos lixões e da pobreza nas cidades da Baixada Maranhense”

  1. Na epoca de Doglas Martins e se não me falha a memória, o promotor era Dr. Claúdio ou o atual prefeito de Itapecuru, Dr. Coroba. Teve uma audiência no na escola do complexo, o prefeito da epoca era Dr. Zequinha. O Ministério Público deu 10 anos para o gestor Municipal se adequar sobre essa questão do lixão, pois as pesquisas feita na epoca, já mostrava os grandes problemas que viriam na frente. Pura verdade, o poder público de modo geral não levou a serio e a fatura daquela reunião que foi filmado e se encontra em um arquivo que só eu sei, a fatura bateu na porta de todas as prefeituras. Esse é um problema de modo nacional, o que está acontecendo hoje, o Ministerio Publico há uns 12 anos já pedia providências, s+o que não levaram a serio, a fatura do cartão bateu na porta agora em 2024…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *