Urgente: Ministério Público pede afastamento do prefeito de Pinheiro e bloqueio de todas as contas do município

O Ministério Público ingressou, esta semana, com uma ação para afastar do cargo o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, e diversos secretários da área de Finanças do município, bem como o bloqueio de todas as contas da prefeitura. Além do prefeito, podem ser afastados os secretários de Administração, Finanças, Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente.

Prefeito pode ser afastado a qualquer momento

Os pedidos fazem parte de uma Ação Civil Pública do Ministério Público e assinada no dia primeiro deste mês pela promotora Samira Mercês dos Santos e diz respeito à falta de pagamento dos funcionários públicos. Nesta quarta-feira (6), a juíza mandou intimar Luciano Genésio sobre o assunto, também no prazo de 72 horas.

Na ACP, a promotora de justiça Samira Mercês dos Santos, titular na comarca, destaca a necessidade de “assegurar o pagamento dos salários atrasados dos servidores públicos municipais de Pinheiro e evitar a continuidade das irregularidades administrativas detectadas, incluindo o bloqueio de valores nas contas municipais e a possível exoneração de cargos”.

Ainda segundo o documento, as denúncias foram recebidas pela 1ª Promotoria de Justiça de Pinheiro, incluindo o não pagamento de salários, exonerações sem quitação dos direitos e a falta de planejamento orçamentário. Representantes do sindicato dos servidores municipais confirmaram que professores, zeladores, técnicos de enfermagem e agentes administrativos estão com pagamentos atrasados, muitos deles temendo represálias ao formalizar denúncias.

Como medida emergencial, o MPMA pediu a abertura de prazo para que o Município se manifeste e apresente justificativas sobre o descumprimento de suas obrigações salariais e financeiras. Após o prazo de 72 horas para manifestação do Município, o processo seguirá para análise do pedido de liminar, com a possibilidade de o Poder Judiciário adotar medidas mais severas, caso o município não apresente justificativas ou solucione a situação.

Ação MP – Pinheiro – BAIXAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *