Morre um dos maiores emancipalistas do MA e um dos maiores defensores da cultura de Vitória do Mearim

O Maranhão e o município de Vitória do Mearim perderam ontem, 10, um dos maiores defensores de novas cidades e um dos grandes entusiasta da cultura do estado: Augusto Cesar Moreno Oliveira, de 56 anos, conhecido popularmente como Gu.

GU foi um dos maiores defensores de novos municípios no MA

Segundo as informações, ele morreu de infarto, no povoado Coque, em Vitória do Mearim. Grande líder emancipalista, Gu foi um dos maiores nomes do Maranhão na luta para transformar povoados em cidades, pelo sua boa relação com líderes políticos e governantes.

Na cultura, deixou vários legados, contribuindo fortemente para a valorização do setor em sua cidade, com o Boi Brilho do Babaçu, e com atuações pelo esporte e comunicação, inclusive fundando a Rádio Babaçu FM. Gu alcançou destaque nacional com sua atuação como presidente do Movimento Maranhense em Defesa dos Novos Municípios e também presidente da União Nacional pela Criação dos Novos Municípios.

Após o anúncio de sua morte, diversas lideranças e políticos se solidarizaram com a família e destacaram as grandes contribuições que ele deu nestes setores. A prefeita de Vitória do Mearim, Dídima Coelho, decretou Luto Oficial por três dias na cidade e o senador Roberto Rocha prestou condolências à família de Gu e lembrou que ambos foram amigos de infância.

Para o médico e ex-candidato a prefeito da cidade, Dr. Washington Oliveira, Gu foi uma figura emblemática da cultura vitoriense, orador exemplar que empolgava a todos que o ouviam e um defensor ferrenho da emancipação do povoado Coque, onde viveu os últimos anos. Neste mesmo sentido, a ex-prefeita Dóris Rios também se manifestou e lembrou de momentos vividos durante sua vida terrena.

As manifestações de pesar também partiram do vereador Jhonata Lopes; do deputado Hildo Rocha; do professor Dudus; do advogado Rayllan Leal e tantos outros que se lamentaram a morte precoce de GU. Com informações dos blogs Vitamina e Conexões Informes.

Morte em São João Batista

Também nesta sexta-feira, a cidade de São João Batista perdeu um de seus grandes prestadores de serviços no ramo de consertos. Joca da Eletrônica, que morava no bairro Paulo VI, teve um infarto e faleceu durante a noite. Pelas redes sociais, diversas pessoas lamentaram a morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *