Publicidade

VEREADOR LUIZ EVERTON COBRA PROVIDÊNCIAS SOBRE OS DIQUES DA BAIXADA

| 6 Comentários

Vereador Luiz Everton

A Câmara de Vereadores de São João Batista aprovou hoje por unanimidade um requerimento do vereador Luiz Everton que pede providências com relação a construção dos Diques da Baixada Maranhense. O requerimento será enviado ao Gabinete do governador Flávio Dino, pela mesa diretora.

De acordo com o parlamentar, ‘diante do exposto, a fim de amenizar o sofrimento, a aflição a dor que a falta de água provoca nas comunidades baixadeiras, requeiro a vossa excelência que sejam adotadas as providências necessárias para a execução das obras em questão’, disse o vereador.

Ainda de acordo com Luiz Everton, ‘conforme o documento já enviado pelo Fórum da Baixada Maranhense na pessoa do professor Flávio Braga, com o título: governador, a baixada pede socorro. Assim sendo, merece maior atenção, a fim de promover melhores condições de vida ao povo da Baixada Maranhense. A baixada confia no governo de todos nós’, terminou.

Os Diques da Baixada Maranhense são uma obra de engenharia que permitirá a contenção de água doce nos campos naturais durante a estação chuvosa, retardando o seu escoamento para o mar sem alterar as cotas máximas naturais de inundação. Calcula-se que essa água poderá chegar a beneficiar uma área de aproximadamente 1,5 milhão de hectares: além de servir ao consumo humano da população do entorno, ampliará o período de pesca artesanal, matará a sede das criações animais, poderá ser usada em agricultura familiar irrigada, pastagens irrigadas para pecuária leiteira, circulação de canoas, e ainda abrir a possibilidade do uso do dique para tráfego leve (bicicleta, motocicletas, carroças).

A área inundada (lago formado) está estimada em 618 mil hectares. Os efeitos ambientais esperados com a obra são a proteção das áreas mais baixas contra a entrada de água salgada pelos talvegues naturais (igarapés), protegendo assim os ecossistemas e os mananciais de água doce da região. Além disso, os diques vão passar a armazenar a água da chuva que provém de uma precipitação média de 2 mil milímetros de janeiro a junho, e que no restante do ano é praticamente zero.

O aumento da oferta hídrica deverá contribuir para reduzir a pobreza na região e o êxodo rural em direção às metrópoles, propiciando novas alternativas de trabalho e renda para a população de Bacurituba, Cajapió, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer, Viana, Arari, Cajari e Vitória do Mearim.

Folha de SJB

6 Comments

  1. Esse vereador pulador de cerca deveria era ter verginha na cara todo mandato ele está para chupar as tetas do municipio e fazer parte dessa corrupção

  2. Folha de SJB removeu este comentário

  3. Zé João, Sou Luiz Everton aceito criticas com respeito pergunte aos Ex Prefeitos Dr. Zequinha e Eduardo Dminici se os mesmos tem o que falar de mim como companheiro de grupo político. Se tu estais a serviço de alguém pode te declarar por que o povo da minha Terra me conhece bem e justamente por isso que sempre fui muito bem votado e sou grato. Represento o meu Município com dignidade. Os que me conhece não tem esse seu pensamento. Estou a disposição de qualquer um que queira com responsabilidade discutir os problemas de São João Batista. Como cidaďão procedo bem tenho certeza disso e tespeito o próximo e gostaria de merecer o mesmo.

    • não é com falta de respeito com sua pessoa, mas sim com sua postura politica, vejamos, zequinha soares roubou o nosso município, tá inelegível ate hoje, eduardo dominici pelo mesmo jeito, desviou mas de 10.000.000,00, milhões, vc foi cumpri-se dos dois, e agora com amarildo, vc foi pra radio largou o pal nele, ameaçou o mesmo de casação, e agora vc quer vim da uma politico honesto, vai enganar outro, por que o povo ta de olho em vcs.

  4. Os Diques da Baixada são o produto de todos os esforços políticos de todo o território da Região da Baixada – Campos e Lagos Maranhenses… Muitos cidadãos joaninos e outros estão nessa luta em prol dessa obra monumental. Alguns exageram em prometer, outros exageram em esperar… Com certeza, O Governo Flávio Dino tem grande interesse com a realização desse projeto. É importante frisar que ultimamente desde o Governo Jackson Lago o assunto vem ganhando manchetes nas discussões regionais do Maranhão. Acredito na congregação de esforços de todas as forças políticas do nosso espaço geográfico! Sou oriundo das áreas por onde passará o canteiro das obras… Fico feliz com todas as iniciativas quer públicas, quer privadas. Algumas iniciativas são heróicas, outras retumbantes, inúmeras fantasiosas etc. Mas, quando a obra estiver pronta será o manancial da fartura tão sonhada dos nossos campos… Um abraço democrático!!!

  5. Folha de SJB removeu este comentário

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.