Publicidade

Tradição e fé: tapetes de Corpus Christi enfeitam ruas de Olinda Nova e São João Batista

| 0 comentários

Fieis católicos de várias paróquias da Baixada Maranhense começaram a quinta-feira (26/5) com a mão na massa. Em um grande mutirão, trabalham para a tradicional confecção do tapete de palha e fies enviaram fotos de como ficou a decoração ao Blog do Jailson Mendes.

O evento faz parte do calendário religioso e é uma das atrações do dia de Corpus Christi. Em Olinda Nova do Maranhão, a juventude está desde às 7 horas da manhã produzindo os tapetes para a programação que reúne fé e tradição. De acordo com as informações, agora às 16 horas tem uma missão, seguida de uma procissão pelas ruas da cidade e a festa da coração.

A decoração estende-se pela BR 014, próximo à Igreja Católica e reuniu dezenas de jovens e fieis da cidade. Em Olinda, a festa é celebrada pelo pároco da cidade, Padre Tom Lima. Em São João Batista não é diferente. Mesmo com pouco enfeites, haverá celebrações comandadas pelo padre Valmir Figueiredo.

Ao blog, a organização informou que haverá uma missa às 16 horas e logo após uma procissão ruas da cidade. Os tapetes são feitos para receber o Jesus Eucarístico e a tradição de enfeitar as ruas com tapetes começou pela cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Já a procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É o momento de celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus. A festa ocorre sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo, segundo as crenças católicas.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.