SMS COMEÇA CAMPANHA CONTRA A HEPATITE VIRAL

A Prefeitura Municipal de São João Batista, através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu ontem o começo da Campanha de Prevenção das Hepatites Virais. A programação, que começou vai até o dia 28 e foi realizada na Praça de Eventos. O Dia Mundial  da Luta contra as Hepatites Virais e inclui a realização de uma série de atividades de orientação, seminários, vacinação e testagem rápida para hepatites B e C.
O secretário de Saúde, Carlos Figueiredo, destaca que a campanha tem o objetivo de intensificar as ações de prevenção e diagnóstico das doenças, que geralmente não apresentam sintomas graves, retardando a identificação dessas patologias. O secretário frisou ainda que as atividades fortalecem as medidas de combate e controle das hepatites virais. 

DIA

O Dia Mundial de Luta contra as hepatites virais é lembrado no dia 28 de julho. A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista está preparando uma programação especial para lembrar a data. As atividades terão início no dia 22 de julho e vão até 2 de agosto. Muito comum no Brasil, a hepatite viral é uma doença silenciosa que pode levar até a morte. Os tipos A, B, C e D são os mais comuns no país. 

A hepatite A é transmitida geralmente pela água e alimentos contaminados. Já os vírus B, C e D são transmitidos sexualmente ou por contato com sangue contaminado. Existe ainda a transmissão do convívio domiciliar, quando há contato com alguém que esteja com algum dos vírus da hepatite viral. Nesses casos a hepatite viral pode ser transmitida por contato com machucados ou até mesmo por mosquitos.

O município está oferecendo desde hoje o teste rápido para o diagnóstico da hepatite, que é realizado no Hospital Municipal.  O tratamento para a doença é feito com medicamentos antivirais específicos para cada tipo de vírus. Além disso, o SUS oferece vacina contra a hepatite B,que pode ser encontrada na rede de saúde de forma regular. O público alvo para a vacina são pessoas com até 29 anos, profissionais de saúde, profissionais do sexo, bombeiros, policiais, indígenas.



Fonte: Folha de SJB 


EQUIPE DE REDAÇÃO DO BLOG DA AGÊNCIA DE SJB
Termo de uso
Política de moderação de comentários: O autor Jailson Mendes mantém a qualidade, atualidade e autenticidade das informações por ele apresentadas no presente blog, mas não se responsabiliza por informações/opiniões de terceiros. Ao comentar neste blog, você assume toda a responsabilidade pelo conteúdo postado. O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós..

2 Responses to SMS COMEÇA CAMPANHA CONTRA A HEPATITE VIRAL

  1. Anonymous says:

    parabéns Carlos Figueiredo por mais ação social na nossa cidade.

    paulinha

  2. Anonymous says:

    Dr. Carlos Figueiredo, leve para São João Batista, cirurgia de Catarata, a minha mãe precisa operar e não tem condição.E, parabéns pelo trabalho que você tá fazendo o nosso povo agradece.

    Paulo de Santa Rita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *