Sexta edição do CurtFérias termina em São João Batista; Fórum da Juventude divulga nota sobre evento

| 0 comentários

Terminou na última sexta-feira a sexta edição do CurtFérias, maior evento para a Juventude na Baixada Maranhense. O projeto é uma gincana cultural e esportiva, realizada pelo Fórum da Juventude desde 2013 e este foi realizado entre os dias 20 e 27 de julho, com 5 equipes inscritas.

Com a desistência de duas, a equipe Piratas do Caribe ganhou a competição, sendo Proavi em segundo e Sem Preconceito, em terceiro. Além da Prefeitura Municipal, o evento teve o apoio da Secretaria Municipal de Juventude, de Carlos Figueiredo e demais parceiros da instituição.

Nota Pública

O Fórum da Juventude de São João Batista, entidade representativa e inscrita na Receita Federal, vem a público esclarecer e agradecer aos que fazem parte do Projeto CurtFerias, que está em sua sexta edição. O evento, este ano, foi realizado durante 8 dias, em duas etapas: a primeira esportiva, onde as equipes inscritas, no total de 5, se enfrentaram entre si e uma segunda etapa, voltada mais para a parte cultural.

Na primeira noite, no dia 25, duas equipes (Timbaleiros e Pérola) não gostaram das notas dos jurados convidados pela comissão organizadora e se retiraram da competição. Cabe primeiro explicar e apresentar quem eram os jurados este ano.

Ciro Santos – Educador Físico do Instituto Formação, graduado pela UFMA, mestre de capoeira, membro do Movimento Cultural Maranhense e membro do Laborarte. Gisele Bossard, jornalista com mais de 20 anos de experiência, produtora da Paladina Filmes, ex-assessora da Seinc e produtora do filme sobre Mestre Apolônio Adilson Coelho, professor de Artes, professor da Estação de Conhecimento da Vale e membro da Diretoria da Cia de Arte e Cultura de Arari e ativista do movimento cultural da Baixada Maranhense. Arienilson Costa, agricultor, ex secretário de Agricultura de Olinda Nova e membro dos Movimentos Culturais e ativista dos movimentos pastorais da Igreja Católica.

Dito isso, a Comissão Organizadora tratou de manter o diálogo por diversas vezes com os líderes, no sentido mantermos as mesmas na competição. Eles reivindicaram a imediata substituição dos jurados acima e a Comissão Organizadora informou que não poderia fazer isso, haja visto que não teria a possibilidade, pelo fato de estarem sendo convidados pelo Fórum da Juventude, estavam no evento somente para contribuir e não tinha como fazer a substituição naquele momento. Esgotado todas as alternativas de diálogo, as duas equipes fizeram um movimento de reivindicação pelas ruas da cidade, que o Fórum da Juventude entende e classifica como pacífico e dentro da normalidade para uma nação que se diz democrática. Após esse episódio, a Comissão Organizadora resolveu continuar com o evento, com as três equipes que ficaram: #Proavi, #SemPreconceito e #Piratas. Mediante aos comentários de possíveis tentativas de bagunçar o evento, reforçamos os pedidos de segurança e mesmo assim, bombas e desligamento de energias foram registrados. Mas nada disso tirou o brilho e o evento continuou com as apresentações.

Diante disso e com o apoio da população presente nas três noites, o evento seguiu. O resultado e a premiação foi entregue às três equipes que continuaram. Admitimos publicamente que houve falhas, de ordem técnica e estrutural, mas nunca na tentativa de fazer esta ou aquela equipe vencedora. São 6 anos de CurtFerias, não tem espaço para qualquer tentativa de se envolver em resultado para fazer equipe A ou B, vencedora. Quem realmente conhece o nosso trabalho, sabe disso.

Quanto aos jurados, convidamos os 4 para julgarem as tarefas, dentro dos critérios estabelecidos e passados para eles por e-mail, antes do início do evento. As apresentações tinham critérios e esta comissão entende que, nas notas, os jurados usaram estes critérios. Consideramos também que a opinião dos jurados é inviolável e qualquer reivindicação deveria ser feita dentro do que mandava o regulamento da competição, da ética, responsabilidade e dentro do respeito ao próximo.

Quanto à tentativa política de desarticular o trabalho e a história de 13 anos que o Fórum de Juventude tem em São João Batista, só temos a lamentar e dizer que continuaremos com nossos projetos nesta cidade, sem baixar a cabeça e pedindo apoio dos verdadeiros parceiros. Somos a maior organização de Juventude da Baixada Maranhense e a nossa história merece ser respeitada, assim como nós respeitamos todas as demais organizações existentes neste município e no Maranhão.

Por fim, parabenizamos as três equipes que continuaram, principalmente as da zona rural, que mostrou que o CurtFerias não é feito para as elites e nem só para a zona urbana. Vamos sim, reavalir o modelo do evento, discutir a possibilidade de novas edições e refletir sobre este período, assim como fizemos em 2016. Queremos, neste momento, agradecer as inúmeras mensagens, abraços e votos que recebemos durante todo o evento. Quem realmente conhece o nosso trabalho, sabe da nossa luta e mais, ajuda a melhorar essa cidade, sabe de nosso comprometimento com as ações para a Juventude de São João Batista. Por fim, gostaríamos de agradecer os nossos parceiros.

Agradecer primeiramente à Deus, que nos manteve firmes diante da investida de desarticulação de um trabalho de 13 anos, ao prefeito João Dominici, pelo apoio recebido, mostrando ser um grande parceiro da Juventude, ao secretário de Juventude, Fernando Santos; ao amigo Carlos Figueiredo e Piá Figueiredo, aos secretários de educação, saúde e Assistência Social pelo apoio logístico; à Guarda Municipal e Polícia Militar pela segurança feita durante o evento; aos nossos colaboradores nas pessoas dos professores Marcos, Persia, Marcondes e Denis Abreu; ao guarda Gonçalo, ao diretor da escola Complexo,professor Carlos, e todos que contribuíram imensamente com este evento.

E finalmente, agradecer a toda a população que acredita no nosso trabalho e confirmou isso participando, maciçamente, das apresentações.

Nosso muito obrigado e só a luta mudará a vida.

São João Batista, 01 de agosto de 2018

Comissão Organizadora do CurtFerias

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.