Publicidade

Semed organiza formação do PNAIC e intensifica ações do PSE nas escolas de São João Batista

| 0 comentários

A Secretaria Municipal de Educação de São João Batista iniciou a semana com a Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e intensificou as ações do Programa Saúde na Escola, que é realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde. As ações foram realizadas em escolas da Rede Municipal de Ensino e tem parceiros como o Ministério Público.

Ontem, representantes da Semed, Secretaria de Saúde, Ministério Público, Secretaria de Assistência e Conselho Tutelar realizaram uma palestra com alunos da Educação de Jovens e Adultos do ‘Marly Sarney’. Entre os assuntos conversados estão os direitos e deveres dos discentes e docentes, bullyng, DST’s, Câncer de Próstata e Mama, violência doméstica e outros temas.

Em São João Batista, o programa também está trabalhando na identificação de hábitos alimentares inadequados que podem levar ao desenvolvimento de distúrbios alimentares, obesidade, desnutrição e anemias, trabalho de prevenção ao uso de drogas (sejam licitas como álcool e tabaco ou ilícitas), redução do sedentarismo e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Dando continuidade às ações, a Semed iniciou hoje a Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, que visa discutir as diretrizes do Pnaic 2017/2018, com ênfase na Avaliação Nacional da Alfabetização no Maranhão e concepção de oficina pedagógica, além da integração dos saberes no ciclo de alfabetização: diversidade, inclusão e currículo, integrando Saberes na Pré-Escola.

De acordo com a secretária Ana Lúcia, dezenas de professores, coordenadores, diretores e supervisores estão recebendo a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

“Para que isso seja possível os professores que atuam diretamente na formação dessas crianças recebem capacitação e treinamentos direcionados às metodologias que podem ser adotadas para que o objetivo da alfabetização seja alcançado. E nós, enquanto secretaria, estamos fazendo constantemente formações no sentido de dotar os nossos professores de mais conhecimentos e consequentemente avançar na educação da nossa cidade”, disse Ana Lucia.

Folha de SJB

 

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.