Publicidade

Seduc confirma exoneração da diretora do ‘Acrísio Figueiredo’, em São João Batista

| 23 Comentários

Alunos e professores da instituição durante apresentação de trabalhos escolares

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) rescindiu o contrato de gestão de 20 gestores escolares, por ausência de prestação de contas de recursos da Caixa Escolar. Os gestores demitidos são de 20 escolas pertencentes às Unidades Regionais de Educação (URE’s) de Chapadinha, Itapecuru, Rosário, Viana e São Luís. Do total de contratos rescindidos, 13 são de gestores eleitos por meio do processo democrático e sete gestores indicados pela Secretaria, com base em critérios técnicos estabelecidos pelo edital de eleição de gestores.

Entre as gestoras demitidas está a professora Jocione Ramos, diretora do ‘Acrísio Figueiredo’. Ela foi eleita no ano passado para ocupar a vaga e foi demitida na semana passada. O blog tentou entrar em contato com a professora, mas não obteve respostas até agora. Juntamente com ela, foram demitidos os diretores das escolas C.E. Cidade de Arari e C.E. Gregório Praseres, ambos da Unidade Regional de Educação de Viana e mais 17 diretores de outras regionais.

“Todos estes gestores foram demitidos por não terem prestado contas de recursos do caixa escolar, o que penaliza toda a escola, que fica impossibilitada de receber recursos, como Fundo Estadual de Educação (FEE) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), essenciais para o seu bom desempenho administrativo e até pedagógico da escola”, explicou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

É através do Caixa Escolar que são repassados diretamente à escola recursos como: Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Fundo Estadual de Educação, que podem ser destinados à aquisição de material, manutenção, pequenas construções e conservação de instalações e equipamentos necessários ao processo de ensino e aprendizagem, entre outras necessidades básicas. Em contrapartida, os gestores escolares devem prestar conta detalhada de como os recursos foram gastos. Porém, muitos deixam de cumprir a lei, ficando com o Caixa Escolar inadimplente.

O gestor geral ou adjunto da escola assume a responsabilidade de presidente da Caixa Escolar e é o responsável pela boa aplicação dos recursos públicos repassados à escola e pela periódica prestação de contas. A função é exercida por profissionais efetivos da rede, com função gratificada, os quais assinam um contrato de gestão e, periodicamente, tem os seus desempenhos nos aspectos pedagógicos, administrativo e financeiro avaliados.

Ao longo de 2016, a Seduc realizou diversas capacitações regionalizadas com gestores escolares e também outros profissionais interessados sobre procedimentos de prestação de contas. A demissão dos gestores foi a última medida adotada pela Secretaria, após todos os gestores terem sido capacitados e notificados sobre a necessidade da prestação de contas.

“Há um problema histórico de inadimplência das caixas escolares que, na maioria dos casos, os gestores não tinham conhecimento adequado de como proceder com a prestação de conta. Atualmente, temos um setor específico voltado para orientar os gestores e esse número de inadimplência vem diminuindo, contudo, nossa meta é que todas as caixas estejam adimplentes. Antes de proceder com a exoneração, todos os gestores foram notificados para regularizar a situação”, esclareceu o secretário Felipe Camarão.

Gestores com contratos rescindidos

Foi rescindido o contrato de gestão escolar de gestor geral e/ou auxiliar das seguintes escolas:
URE Chapadinha – C.E. Maria Luiza Novais Viana;
URE Itapecuru – C.E. Nina Rodrigues, C.E. Major Ericio Gomes Braga, C.E. Raulina Sousa Silva, C.E. Santos Dumont e C.E. Newton Neves;
URE Rosário – C.E. Estado do Acre e C.E. Mons. Dourado;
URE Viana – C.E. Cidade de Arari, C.E. Gregório Praseres e C.E. Acrisio Figueiredo;
URE São Luís – C.E. Pires Collins, C.E. Paulo VI, C.E. Desembargador Sarney, C.E. Dr. Antônio Jorge Dino, C.E. Estado do Amazonas, C.E. Estado de Ceará, U.I. José Giorcelli Costa, C.E. Juvêncio Matos e U.I. Raimundo Correa.

Folha de SJB

23 Comments

  1. Folha de SJB removeu este comentário

  2. Parabéns, covarde, retirou o comentário por que? tá defendendo uma pessoa, e nem motivos haviam para excluir. Fazer o que né, defende Lula, rs

  3. Parabéns, Jocione, sempre se passando por uma pessoa direita e de bons costumes. A máscara cai.
    Privilegiar pessoas a alguns recursos além de não ter prestado contas de recursos do caixa escolar mostra sua verdadeira face.
    Acho que agora dá pra postar, vc deve me conhecer, abraço.

    • Verdade Marcos…..mas a máscara não caiu agora não, quem não conhecee Jocione?
      Quando era diretora do Jarbas Passarinho lá no povoado São José a prefeitura foi omissa, aí ela pensava que com o governador era a mesma coisa e se ferrou…

    • Jocione sempre trabalhou corretamente , não é atoa que foi eleita pelo alunado.
      Só quem pode julgar é Deus.

      • Foi eleita porque só tinha ela de candidata sou funcionária do Acrisio a muitos anos e nunca teve uma gestora pior do que essa, os alunos detestam os professores também, o único que trabalha com ela e gostava era Raimundo porque é zelador e fica como vigia.

  4. Folha de SJB removeu este comentário

  5. Estava empolgada demais, esqueceu de ser humilde com os colegas, agora vai voltar pra sala de aula como todos os outros, sandalia da humildade pra ela

  6. lula ou melhor dizendo: são lula, assim diz o ibop que lula hoje é o remédio do pais, ou tem alguém achando que o brasil pode continuar com essa doença cronica, corrupto, mentiroso, satanista, desequilibrado, sem mora,l inlegível, torturador insuportável? que pega o direito do povo da para aqueles deputado, os leões devorador assegurar ele ate o final do de 2018. eu convoco todo povo que passa por esse blog pra agente varrer esses deputados federal os senadores e esse michel temer no dia da eleição, é pra sentir só a pontinha do dedo apontador, Deus consenti mais não é pra sempre todo começo tem um fim, error tem que ser exonerado pra respeitar aquilo q é do povo principalmente quando é criança, adolescente e jovem, são eles q precisam de mas atenção nos dia hoje…

    • Estou com você nessa empreitada VISÃO DE ÁGUIA
      Ótimo comentário, por mim passaríamos umas vassoura em todos os campos da política brasileira sem exceções, para mostrar pra esses corruptos que eles não são os donos do país e o povo não é lixo para ser tratado dessa forma
      Se a população tivesse a consciência não era para comparecer às urnas na próxima eleição. Melhor pagar uma multa de R$ 3,90 pro TRE do que ter um político corrupto no poder por quatro anos.

  7. Kkkkk
    Por essa eu não esperava.Logo a “Santa” Jocione?!

  8. Ai vcs querem lula de volta.o lider de todos os ladrões!!!!eita povo q gosta de sofrer!!!!!!

  9. Folha de SJB removeu este comentário

  10. Pensei que era invenção do povo

  11. Acabou a folga tava se achando o último biscoito do pacote viu jocione como tudo passa agora volta pra tua sala de aula igual a mim e aqui torcendo pra ser tudo investigado porque se houve exoneracao coisa errada houve so estranho logo com vc ? Uma santa kkkk

  12. Kd o dinheiro do acrisio figueredo? Te explica jocione! Imcopetente

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.