Secretaria de Saúde realizada atividades contra a hanseníase na zona rural de São João Batista

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, durante todo o mês passado, ações contra a hanseníase na zona rural e urbana da cidade de São João Batista, que fazem parte da campanha ‘Janeiro Roxo’.

Na ultima semana de janeiro, os povoados Santana e Olho D’água dos Bodes receberam as atividades realizada na Unidade Básica de Saúde. As ações, segundo o secretário de saúde, Mauro Jorge, fazem parte da hanseníase da Campanha Nacional de Combate e Prevenção para o tratamento precoce e enfrentamento da hanseníase, que é considerada a enfermidade mais antiga da humanidade.

A hanseníase tem cura, mas ainda hoje representa um problema de saúde pública no Brasil. Durante a programação, foram feitas consultas médicas, teste de glicemia, verificação de pressão arterial, testes rápido de HIV, HEP.B,HEP C, e Sífilis, além de outras atividades como palestras sobre o tema.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma micobactéria considerada “prima” da tuberculose. Entra no organismo pelas vias respiratórias e se instala na pele e nos nervos. Na pele, manifesta-se como manchas brancas, rosas e vermelhas que podem ser apresentar de forma mais elevada ou também como caroços vermelhos, segundo a dermatologista.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de casos passou de 25 mil em 2016 para 26 mil em 2017, o que corresponde a um aumento de 5,8%. Mas, para a pasta, isso não representa um crescimento da doença, mas sim um reflexo de sua maior detecção.

Blog do Jailson Mendes

Uma resposta para “Secretaria de Saúde realizada atividades contra a hanseníase na zona rural de São João Batista”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *