Secretaria de Saúde realizada atividades contra a hanseníase na zona rural de São João Batista

| 1 Comentário

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, durante todo o mês passado, ações contra a hanseníase na zona rural e urbana da cidade de São João Batista, que fazem parte da campanha ‘Janeiro Roxo’.

Na ultima semana de janeiro, os povoados Santana e Olho D’água dos Bodes receberam as atividades realizada na Unidade Básica de Saúde. As ações, segundo o secretário de saúde, Mauro Jorge, fazem parte da hanseníase da Campanha Nacional de Combate e Prevenção para o tratamento precoce e enfrentamento da hanseníase, que é considerada a enfermidade mais antiga da humanidade.

A hanseníase tem cura, mas ainda hoje representa um problema de saúde pública no Brasil. Durante a programação, foram feitas consultas médicas, teste de glicemia, verificação de pressão arterial, testes rápido de HIV, HEP.B,HEP C, e Sífilis, além de outras atividades como palestras sobre o tema.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma micobactéria considerada “prima” da tuberculose. Entra no organismo pelas vias respiratórias e se instala na pele e nos nervos. Na pele, manifesta-se como manchas brancas, rosas e vermelhas que podem ser apresentar de forma mais elevada ou também como caroços vermelhos, segundo a dermatologista.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de casos passou de 25 mil em 2016 para 26 mil em 2017, o que corresponde a um aumento de 5,8%. Mas, para a pasta, isso não representa um crescimento da doença, mas sim um reflexo de sua maior detecção.

Blog do Jailson Mendes

One Comment

  1. Grande secretario de saúde,isso ai, mostrar trabalho.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.