Publicidade

Secretaria de Saúde lança campanha contra mosquito em São João Batista

| 4 Comentários

Diante das ações já realizadas pelos governos estadual e federal no que diz respeito ao enfrentamento ao mosquito Aeds Aegypti, a cidade de São João Batista não poderia ficar alheio as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde. Por isso, reuniu ontem a sociedade para o lançamento da campanha que visa combater o mosquito transmissor de vários doenças no mundo inteiro. O evento foi realizado na Colônia de Pescadores.

Na mesa de abertura do evento estavam presentes a secretária municipal de saúde, Sandra Lacerda; o chefe de gabinete e representante do prefeito, José Mendes Everton; do gestor da URE Marcelo Santana Dante; do controlador de vetores da URE, Orlando Rabelo; da representante da Secretaria de Estado da Saúde, Joseneide Matos; do coordenador do Fórum da Juventude, Jailson Mendes; da agente de saúde, Valdimara Santos; do agente de endemias, Seu Ivan; do coordenador de limpeza, Lourenço Facure; do representante da Semed, Silvio Oliveira; da representante da SMAS, Claudia Sampaio; e do conselheiro de saúde, Raimundo Nonato Santos Pinheiro.

Além de agentes de saúde e de endemias, alunos, professores e representantes de organizações sociais participaram do evento. Essa foi a primeira fase da mobilização e nesse primeiro momento foram recebidos os representantes do Governo do Estado para apresentação do plano de enfrentamento contra o mosquito. Joseneide Matos apresentou fielmente todas as ações desenvolvidas pela Secretaria Epidemiológica da SES no nosso município e a coordenadora municipal da vigilância, Josy, também apresentou o plano de ação de São João Batista, enfatizando assim as ações já desenvolvidas por profissionais da Secretaria de Saúde do Município.

“Trabalharemos uma grande mobilização de conscientização e limpeza dos quintais e terrenos baldios, entraremos nas residências (quando autorizados pelo proprietário) e faremos as possíveis identificações de focos do mosquito e de recolhimento das larvas para análise. E diante disso, faz-se necessária a convocação da sociedade em geral, porque sabemos que essa é uma luta das massas e não apenas de gestores”, disse a secretária Sandra Lacerda. Ela acrescentou que São João Batista hoje conta com uma equipe multiprofissionais treinados e capacitados para a identificação de focos do mosquito e nos dias 14, 15 e 16 de março será feita uma ação pente fino nas residências. O evento terminou com uma apresentação teatral do Fórum da Juventude.

APOIO

A prefeitura municipal está totalmente empenhada nesse combate, não medindo esforços para suprir a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde com relação as campanhas preventivas, disponibilizando todo material necessários para ação que envolve 5 mil sacos pra lixo, material informativo, equipamento de proteção para os profissionais e muito mais.

“Uma ação dessa natureza, realizada com critérios e responsabilidade envolvendo a sociedade como um todo, e sem participação desta, nenhum resultado positivo poderá ser alcançado, e neste entendimento, acredito que iniciativas deste nível envolvendo governos municipal, estadual, federal e sobretudo a comunidade,teremos certeza de que os perigos que este vírus alcança nosso povo, aqui em São João Batista, não excitaremos em impedir sua manifestação e proliferarão. Assim São João Batista através de sua secretária larga na frente demonstrando responsabilidade com saúde da nossa gente e dos que estarão por virem ao mundo”, disse o prefeito Amarildo Pinheiro durante conversa com o blog.

Folha de SJB

4 Comments

  1. Cada um ganhou uma camisa do evento e só…! Acabou a campanha!!
    Ora pílulas!!

  2. Parabéns Secretária de saúde em boas mãos agora, agora estamos vendo o prefeito e a secretaria trabalhando para o povo de São João Batista, o que antes não se olhava, era todo tempo a mesma coisinha e não ía pra frente.

  3. É impressionante o desejo de estragar as ações …
    Esse evento foi de abertura da campanha, se vc lê com atenção o texto vai entender que são etapas.
    Como em todos os lugares
    Mas é a vontade de falar mal que é mais alta.

  4. Vc não leu o texto né seu Joca?
    Foi um evento de ABERTURA
    e as ações também estão la descritas
    Leia com atenção

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.