Publicidade

Secretária de Estado da Juventude cumpre agenda em São João Batista

| 1 Comentário

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, visitou no ultimo dia 23 de fevereiro, a cidade de São João Batista. Ela cumpriu uma agenda de lançamento da campanha da ‘Juventude Prevenida’ e uma conversa com o prefeito da cidade, João Dominici. O evento foi organizado pelo Fórum da Juventude e pelo Conselho Municipal de Juventude. No primeiro compromisso na cidade, a secretária participou do lançamento da campanha Juventude Prevenida, que teve a participação do prefeito, vice, diretores de escolas, alunos, agentes de saúde, professores, vereadores, conselheiros municipais e representantes de várias organizações de jovens.

Na programação do lançamento, realizada na Colônia de Pescadores, teve discursos, palestras sobre prevenção e apresentações teatrais das cias SJB e Encanto Lusitano. Lançada oficialmente no último dia 17 de fevereiro, a campanha Juventude Prevenida envolve um conjunto de iniciativas pactuadas com municípios e movimentos, com o objetivo de reduzir os índices de vulnerabilidade da juventude, no que se refere às IST’S/AIDS, gravidez na adolescência, alcoolismo e tabagismo, prevenção ao suicídio, segurança no trânsito, combate à dependência química, combate ao trabalho infantil, prevenção de afogamentos, venda de bebidas alcoólicas a menor de idade, contra a cultura do estupro, racismo, suicídio, acidentes de trânsito e demais violências.

Tatiana Pereira destacou a participação dos municípios para o êxito da campanha, além da importância da conscientização dos jovens na escolha certa diante das vulnerabilidades a que estão sujeito, principalmente no período carnavalesco. “Nós só teremos uma juventude verdadeiramente prevenida quando cada um de nós entendermos nosso papel diante das vulnerabilidades que aí estão. Nós enquanto gestores e responsáveis pela pauta da juventude, devemos pensar e agir em rede para que as ações cheguem a cada vez mais jovens. Os jovens por sua vez, precisam saber fazer suas escolhas para o cuidado da vida. A juventude é prioridade para o Governo do Estado, e essa prioridade tem sua maior prova quando cuidamos da vida dos nossos jovens”, ressaltou.

Jailson Mendes, presidente do Conselho Municipal de Juventude de São João Batista, parceiro da Seejuv na realização da campanha Juventude Prevenida no município, destacou o caráter educativo da iniciativa. “Essa campanha tem uma importância muito grande, principalmente porque tem como foco principal, a educação para a prevenção. Não se trata simplesmente de distribuir material de informação e prevenção, mas dialogar com os jovens sobre os cuidados com a vida. Aqui em São João Batista, isso foi mais significativo, porque o diálogo foi com estudantes do Ensino Médio, que estão nessa faixa etária que está mais sujeito a essas vulnerabilidades do que trata a campanha”, comentou.

Após o lançamento da campanha, que contou com alunos do colégio ‘Acrísio Figueiredo’ e com participação e coordenação da diretora Jocione Ramos, a secretária conversou com algumas organizações de jovens e destacou projetos e ações da Secretaria de Juventude do Estado. Após isso, ela foi recebida pelo prefeito João Dominici, em seu gabinete. Lá, além do gestor, participaram da conversa a vice-prefeita e futura secretária de Juventude, Mayara Pinheiro; o seu adjunto Fernando Santos; a coordenadora do Fórum da Juventude, Luzidalva Martins; o presidente do Comjuv, Jailson Mendes; os vereadores Junior Valdez e Jorge de Baduca; além de presidentes de conselhos como CMDCA, CMAS, CMS e outros, e assessores diretos do prefeito e da secretária de estado.

Ela, durante a conversa, expôs os projetos e ações que estão sendo feitos pela secretaria e falou sobre a parceria que quer desenvolver aqui em São João Batista. Em contrapartida, o prefeito informou que está sendo criada a Secretaria Municipal de Juventude, Mulher e Direitos Humanos para justamente dá fomento às Políticas Públicas de Juventude e disse acreditar no trabalho que a juventude vem fazendo na cidade, principalmente através do Fórum da Juventude. Para João Dominici, é essencial que uma administração pública olhe a juventude com protagonismo e, segundo ele, a Juventude está tendo vez e voz em sua administração. A reunião terminou com um almoço oferecido pelo prefeito aos presentes na agenda.

Folha de SJB

One Comment

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.