SEBRAE FORTALECE IMPLANTAÇÃO DA LEI GERAL DAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS EM SJB E OUTROS MUNICÍPIOS

Na busca de acompanhar o processo de implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios da Baixada Maranhense, o Sebrae Maranhão, através de sua unidade regional em Pinheiro, promoveu uma série de visitas técnicas aos gestores municipais – e suas equipes – de São Vicente Férrer, Santa Helena, Cururupu, Olinda Nova, Serrano e São João Batista, no período de 29 de julho a 1º de agosto. 
A equipe técnica, formada pela gerente da regional, Rosa Amélia Borges; a consultora, Regina Lopes; e o Agente de Desenvolvimento Local, Otoniel Ribeiro, buscou tirar dúvidas das equipes dos governos municipais visitados e apresentou as vantagens e benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa para as economias locais – desde a desburocratização para abrir uma empresa até o aumento da arrecadação municipal e o fortalecimento das economias local e regional.
Os municípios visitados já aprovaram e regulamentaram a versão municipal da Lei Geral e estão no processo de implementação do dispositivo legal, realizando a estruturação física de suas Salas do Empreendedor, organizando seus setores de licitação e compras governamentais, bem como municípios que expressaram a necessidade de capacitação de novos Agentes de Desenvolvimento Local. Dos 24 municípios da Baixada Maranhense, sete tiveram suas versões da Lei Geral implementadas e 16 regulamentadas, sendo que mais dois municípios deverão concluir a implementação da Lei até o fim do ano.
A Lei Geral da Micro e Empresa
A lei complementar federal nº 123/2006 foi instituída em 14 de dezembro de 2006 com o objetivo de regulamentar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e às empresas de pequeno porte do país. O dispositivo instituiu o regime tributário específico para o segmento, com redução da carga de impostos e simplificação dos processos de cálculo e recolhimento, que é o Simples Nacional.
A lei também prevê benefícios para as pequenas empresas em diversos aspectos do dia-a-dia, como a simplificação e desburocratização de processos e as facilidades para acesso ao mercado, ao crédito e a justiça, além do estímulo à inovação e à exportação. Com informações do Blog do Vandoval.
Folha de SJB
Termo de uso
Política de moderação de comentários: O autor Jailson Mendes mantém a qualidade, atualidade e autenticidade das informações por ele apresentadas no presente blog, mas não se responsabiliza por informações/opiniões de terceiros. Ao comentar neste blog, você assume toda a responsabilidade pelo conteúdo postado. O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *