Sebrae capacita Agentes de Desenvolvimento Local do Litoral e Baixada Maranhense

| 0 comentários

A cidade de Pinheiro sediou no último dia 02, o Encontro Regional dos Agentes de Desenvolvimento Locais da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense. O evento aconteceu no auditório da unidade regional do Sebrae em Pinheiro e reuniu representantes de 16 dos 25 municípios que compõem a regional. O encontro proporcionou aos agentes, acesso a conhecimentos específicos que irão auxilia-los no desempenho das suas funções.

Dentre as temáticas abordadas, destaque para a necessidade de se ter um ambiente legal favorável às micro e pequenas empresas no Maranhão, passando pela palestra do consultor especialista em lei geral, Romulo Rende, que na ocasião reforçou aos participantes sobre o papel deles enquanto atores do desenvolvimento e a importância da Sala do Empreendedor. A programação contou ainda com palestras sobre a implantação da Redesimples no Maranhão e como acontece a atuação do Sebrae na regional de Pinheiro, com depoimentos e debates entre os participantes.

O Diretor Superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, participou de todo o encontro e na a ocasião, ele aproveitou para incentivar os agentes, motivando-os para o trabalho que enfrentam todos os dias em suas cidades. “O Maranhão precisa olhar com mais carinho para as suas potencialidades, somos um estado muito rico e a região da baixada não é diferente, precisamos acreditar nessa região e executar ferramentas que estimulem o seu crescimento. Parabenizo a todos pela iniciativa de buscar qualificação, o Sebrae está aqui para apoia-los e fazer com que o trabalho dos agentes aconteça em todo o estado”, garantiu Martins.

Criada pela Lei Complementar Nº 128/2008, a função do Agente de Desenvolvimento Local (ADL) é caracterizada pela tarefa de articular ações públicas para a promoção do desenvolvimento local e territorial dos municípios brasileiros. Na prática ele é um servidor público municipal responsável por conduzir ações que favoreçam o crescimento e a evolução dos pequenos negócios em suas cidades. Antes de instituir um ADL, como são conhecidos os agentes, o município precisa regulamentar e implementar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, criando um ambiente legal favorável para o fomento dos pequenos negócios. No Maranhão, dos 217 municípios, 156 já possuem a lei geral regulamentada e 102 já executam ações de implementação da lei. Mas apenas 59 municípios maranhenses possuem a sala do empreendedor.

A regional de Pinheiro é composta por 25 municípios, englobando parte da baixada maranhense e do litoral ocidental do estado, destes municípios, 19 possuem Lei Geral regulamentada e 05 mantém a Sala do Empreendedor funcionando. A Sala é o espaço onde os Agentes de Desenvolvimento Locais atendem os empresários e potenciais empreendedores que buscam orientação. “Sabemos a importância que o Agente de Desenvolvimento Local tem, sua atuação junto ao empresariado nos municípios é fundamental. Os gestores que entendem o trabalho fundamental dos agentes, sem dúvida nenhuma, conseguem fazer com que o ambiente para o crescimento das pequenas empresas em suas cidades seja muito mais favorável” destacou a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.