SÃO JOÃO BATISTA RECEBERÁ RECURSOS DO SUS DIRETAMENTE DO GOVERNO FEDERAL

Prefeito Amarildo e o secretário Carlos Figueiredo

Vinte e três municípios maranhenses tiveram suas adesões aprovadas para gestão dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) de média e alta complexidade, nesta terça-feira (2°), durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite, ocorrida em São Luis. Agora, são 77 municípios responsáveis pelas ações de média e alta complexidade, recebendo os recursos financeiros diretamente do Fundo Nacional de Saúde. De acordo com as informações repassadas ao Portal Folha de SJB, na Baixada Maranhense, São João Batista e outros municípios tiveram suas solicitações aprovadas.

Os municípios que tiveram suas solicitações aprovadas foram Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Bacurituba, Barão de Grajaú, Bernardo do Mearim, Buriti Bravo, Cajari, Cantanhêde, Igarapé Grande, Lagoa do Mato, Lima Campos, Mata Roma, Matinha, Mirador, Olinda Nova do Maranhão, Pindaré Mirim, Pirapemas, São Domingos do Maranhão, São João Batista, São Raimundo do Doca Bezerra, São Domingos do Maranhão, Satubinha e Sucupira do Riachão.

A reunião da CIB foi presidida pelo subsecretário de Estado de Saúde, José Márcio Leite, e contou com a presença da presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Iolete Arruda, da secretária de Saúde de São Luís, Helena Duailibe e gestores de saúde de outros municípios maranhenses. José Márcio cobrou dos gestores maior empenho no combate a mortalidade infantil. “O Maranhão tem despontado com um grande índice e precisamos, efetivamente, que o Programa Saúde da Família funcione e que seja dispensado maior atenção na alimentação dos sistemas de informação de mortalidade infantil, para que realmente retratem a nossa realidade”, solicitou.

Também receberam parecer favorável da CIB a instalação do Programa Saúde da Família em Olinda Nova do Maranhão e Palmeirândia; para implantação do Centro de Especialidades – CEO tipo 1 do município de Pastos Bons  e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde em Graça Aranha. A Maternidade Marly Sarney também recebeu aprovação para habilitação nos procedimentos de Nutrição Enteral e Parenteral e o Hospital da Mulher recebeu parecer favorável para realizar procedimentos de alta complexidade em neurocirurgia. Ainda durante o encontro foram aprovados créditos retroativos referentes aos Programas da Atenção Básica dos municípios de Colinas e Igarapé Grande.

De acordo com o secretário de saúde de São João Batista, Carlos Figueiredo, essa conquista foi solicitada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio de sua assessoria técnica, comandada por Zileide Silva. “Essa aprovação permite o repasse de recursos para o município diretamente para o Fundo Municipal de Saúde sem interferência do Governo do Estado”, disse Carlos Figueiredo.

Reunião da Comissão Intergestora Bipartite

Folha de SJB

Termo de uso
Política de moderação de comentários: O autor Jailson Mendes mantém a qualidade, atualidade e autenticidade das informações por ele apresentadas no presente blog, mas não se responsabiliza por informações/opiniões de terceiros. Ao comentar neste blog, você assume toda a responsabilidade pelo conteúdo postado. O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *