SÃO JOÃO BATISTA ESTÁ ENTRE OS 20 MUNICÍPIOS DO BRASIL QUE MAIS RECEBEM BOLSA FAMÍLIA

ste maranhense, a 213 km de São Luís, o município de Junco do Maranhão briga na Justiça para mudar o tamanho de sua população nos registros oficiais e, assim, sair do topo da lista de cidades com maior cobertura do Bolsa Família. Se considerados os dados do IBGE e do Ministério do Desenvolvimento Social, o município tem 90,6% de sua população beneficiada pelo programa do governo federal. São 919 famílias cadastradas, ou 3.308 pessoas beneficiadas –considerando a média usada pelo ministério, de 3,6 pessoas por família. Já a população total estimada pelo IBGE é de 3.653 pessoas.
O prefeito Aldir Cunha Rodrigues (PR) contesta os números e afirma que a população jucoense é, na verdade, maior do que a oficial. Segundo ele, havia uma disputa pela definição dos limites da cidade e, durante o Censo de 2010, quatro povoados de Junco do Maranhão foram integrados aos municípios vizinhos de Maracaçumé e Boa Vista do Gurupi. Como consequência, a cidade teve uma redução repentina de cerca de 4.000 habitantes, mas não houve mudança no cadastro do Bolsa Família. Na prática, segundo o prefeito, esses moradores continuam usando os serviços públicos da Prefeitura de Junco do Maranhão.
“A população não aceitou a mudança, teve protestos, e os municípios vizinhos largaram mão, deixaram como estava. Então eu não podia deixar de dar assistência e largar o povo assim. Nós bancamos esse pessoal”, disse o prefeito ao blog. Quatro das dez escolas municipais, por exemplo, estão nos povoados integrados aos municípios vizinhos, mas são mantidas com recursos de Junco do Maranhão, segundo o prefeito.
Desde a mudança, a prefeitura contesta os números na Justiça e se diz prejudicada, já que o repasse de recursos do governo federal é calculado com base na população. Sem nenhuma indústria e com economia baseada na agricultura familiar e na pecuária, a cidade tem hoje 95% da receita oriunda de repasses federais.
SÃO JOÃO BATISTA
De acordo com as informações do Jornal Folha de São Paulo, a cidade de São João Batista está entre as 20 cidades do Brasil que tem mais pessoas recebendo o benefício. Segundo o IBGE, 78,7% da população joanina recebe o Bolsa Família, o que equivale a mais de 15 mil pessoas, se levarmos em conta de que a cidade tem mais um pouco mais de 20 mil habitantes.
Veja abaixo os 20 municípios com maior cobertura do Bolsa Família e a fatia da população beneficiada, de acordo com os dados do IBGE e do Ministério do Desenvolvimento Social:
1. Junco do Maranhão (MA): 90,6%
2. Sebastião Barros (PI): 86,9%
3. Belo Monte (AL): 83,6%
4. Alcântara (MA): 83,3%
5. Pavussu (PI): 82,7%
6. Serrano do Maranhão (MA): 82,5%
7. Vera Mendes (PI): 82%
8. Brejo do Piauí (PI): 80,6%
9. Calumbi (PE): 80,3%
10. Severiano Melo (RN): 79,3%
11. Palmeirândia (MA): 78,7%
12. São João Batista (MA): 78,7%
13. Matinha (MA): 78,7%
14. Lagoa do Sítio (PI): 78,6%
15. Paquetá (PI): 78,5%
16. Capitão Gervásio Oliveira (PI): 78,3%
17. Sigefredo Pacheco (PI): 77,6%
18. São Lourenço do Piauí (PI): 77,6%
19. Pedro Laurentino (PI): 77,5%
20. Flores do Piauí (PI): 76,5%
Folha de SJB
Termo de uso
Política de moderação de comentários: O autor Jailson Mendes mantém a qualidade, atualidade e autenticidade das informações por ele apresentadas no presente blog, mas não se responsabiliza por informações/opiniões de terceiros. Ao comentar neste blog, você assume toda a responsabilidade pelo conteúdo postado. O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós..