SÃO JOÃO BATISTA ESCOLHE SEUS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE

Com a finalidade de escolher os 16 membros titulares e 16 membros suplentes do Conselho Municipal de Juventude (Comjuv), foi realizado no ultimo sábado o I Fórum Municipal de Juventude de São João Batista. Na solenidade estavam presentes membros da Secretaria Estadual de Juventude, da Secretaria Municipal de Juventude, do Governo Municipal e secretários municipais de juventude de outros municípios.

Membros do Conselho Municipal de Juventude de São João Batista
O evento contou com a participação de quase 200 jovens e diversas organizações da Sociedade Civil, entre elas o Fórum da Juventude, Casa da Cultura, Grêmios Estudantis, Tambor de Crioula, Companhias de Teatro, Grupos de Jovens das Igrejas Evangélicas e Católicas, Sindicatos Rurais, Grupos de Capoeiras, Representação de Comunidades de Matrizes Africanas e Representação de Comunidades Quilombolas, além de Secretarias Municipais do Governo Municipal.
A programação do I Fórum Municipal de Juventude contou com uma mesa de abertura, com representantes da Sociedade Civil, Secretaria de Estado da Juventude e representantes das Secretarias Municipais da Prefeitura Municipal de São João Batista. Na abertura, além do secretário chefe de Gabinete, Assis Araújo, que o representou, o prefeito Amarildo enviou uma fala, onde expressou o papel da juventude em sua administração. Após isso, teve a apresentação da Lei Municipal 366/2014, que criou o Comjuv, e logo após uma explanação da Secretaria de Estado da Juventude do Maranhão, falando sobre a Política Estadual e Municipal de Juventude, além dos programas do Governo do Estado e Federal para a juventude.
A manhã terminou com a apresentação de uma peça teatral, comandada pela Cia. Artes e Raízes. Já na tarde, a programação foi voltada exclusivamente para a escolha dos 32 membros do Comjuv e eleição da Diretoria Executiva do órgão. Depois de orientações comandado por coordenadores do Fórum da Juventude de São João Batista, sobre a lei e o processo de escolha, os presentes escolheram os membros do Comjuv e logo após de escolhidos, os conselheiros elegeram a Diretoria Executiva, formada por um presidente, um vice-presidente e um secretário.
Para o cargo de presidente, foi eleito o jovem Jailson Mendes, do Fórum da Juventude e representante da Sociedade Civil; para o cargo de vice-presidente foi eleita a jovem Mayara Pinheiro; e para a secretaria executiva, o jovem Laercio Freire, da Cia SJB foi o eleito. Após isso, todos os conselheiros posaram para a foto e receberam os crachás de Membros Titulares e Suplentes do Conselho Municipal de Juventude de São João Batista. Já eleito, o jovem Jailson Mendes passou alguns encaminhamentos e anunciou que a posse deverá ser realizada ainda este mês, após tramite legal na Assessoria Jurídica da Prefeitura Municipal, sendo que o prefeito deverá declarar empossados os 32 membros.
MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL
Jailson Mendes Mota  (Fórum da Juventude) – Presidente
Dayane Costa – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais
Brenda Diniz – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais
Doan Silva Madeira – Grêmio Estudantil do Acrísio Figueiredo
Jessica Silva Ferreira- Grêmio Estudantil do Acrísio Figueiredo
Rosenilton Costa – Grupo Proavi- Povoado Santa Rita
Regivan Garcia – Grefel
Dielson Santos – Representação das Comunidades de Matrizes Africanas
Thiago Carvalho – Umpi- Representação das Igrejas Evangélicas
Sara Maria Lima- Grupo de Jovens do Povoado Quiá- Representação da Igreja Católica
Sebastião Trindade- Representação das Comunidades Quilombolas
Ana Santos- Tambor de Crioula de Dona Teodora
Cia. Independente – Denilson Pereira
Cia. SJB – Laercio Freire – Secretário Executivo
Cia. Artes e Raízes- Adeilton Costa
MEMBROS DO PODER PÚBLICO
Fernando Santos – Secretaria Municipal de Cultura e Juventude
Carlos Eduardo – Secretaria Municipal de Cultura e Juventude
Emerson Soares- Câmara Municipal de Vereadores
Cristina Figueiredo- Câmara Municipal de Vereadores
Janilson Santos Ferreira- Secretaria Municipal de Educação
Vailson Carlos- Secretaria Municipal de Educação
Francisco de Assis Santos Araújo- Secretaria de Administração e Planejamento
Mayara Araújo Pinheiro- Secretaria Municipal de Saúde
Rose Clea Rodrigues- Secretaria de Saúde
Telma Maria Lindoso- Secretaria de Assistência Social
Lara Camila de Jesus – Secretaria de Assistência Social
COMJUV- CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE SÃO JOÃO BATISTA
Os principais objetivos do órgão é participar na elaboração e na execução de políticas públicas municipais da juventude, em colaboração com os órgãos públicos municipais; colaborar com a administração municipal na implementação de políticas públicas voltadas ao atendimento das necessidades da juventude; propugnar pela fiscalização e cumprimento de legislação que assegure os direitos dos jovens; fomentar o associativismo juvenil, prestando apoio e assistência, quando solicitado e estimular a participação da juventude nos organismos públicos e movimentos sociais.
Além disso é dever do Conselho Municipal: desenvolver estudos e pesquisas relativos à juventude, objetivando subsidiar o planejamento das políticas públicas para este segmento no Município de São João Batista – MA; promover e participar de seminários, cursos, congressos e eventos correlatos para a discussão de temas relativos à juventude e que contribuam para o conhecimento da realidade do jovem na sociedade; propor a criação de canais de participação dos jovens junto aos órgãos municipais; receber, analisar e examinar propostas, denúncias e queixas relacionadas à área da juventude, encaminhadas por qualquer pessoa ou entidade, e a elas responder e denunciar aos órgãos competentes, mediante representação, os crimes, as contravenções e as informações que violarem interesses coletivos e/ou individuais da juventude.
Folha de SJB
Termo de uso
Política de moderação de comentários: O autor Jailson Mendes mantém a qualidade, atualidade e autenticidade das informações por ele apresentadas no presente blog, mas não se responsabiliza por informações/opiniões de terceiros. Ao comentar neste blog, você assume toda a responsabilidade pelo conteúdo postado. O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *