REALIZADO O I ENCONTRO DA DIVERSIDADE SEXUAL DE SÃO JOÃO BATISTA

Com o objetivo de discutir os direitos da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), um grupo de jovens organizou no último dia 24, o I Encontro da Diversidade Sexual de São João Batista. O evento contou com a participação do Grupo Gaivota, e teve o apoio da Prefeitura Municipal. Professores, alunos, diretores, secretários, vereadores e representantes de organizações sociais participaram do encontro.
Com o tema “Cidadania, respeito e dignidade: uma conquista de todos”, o evento começou com uma mesa de abertura que teve a presença do procurador do município e representante do prefeito, Eduardo Gomes; do vereador Louro; da assessora da Secretaria Municipal de Saúde, Rosyelle Figueiredo; do coordenador do Fórum da Juventude e secretário de juventude, Fernando Santos; da chefe de Recursos Humanos, Damares; do secretário de Finanças, Marçal Everton; da assistente social Mayara Pinheiro e coordenador do Grupo Gaivota de São Luis, Airton Ferreira. Estiveram acompanhando o encontro a secretária de Assistência Social, Eliane Lacerda; o secretário de Transporte, Carlito Pinheiro e o presidente do Conselho Municipal de Juventude, Jailson Mendes.
Em todas as falas, os convidados agradeceram o convite e destacaram o papel da comunidade LGBT na sociedade, enfatizando o preconceito sofrido pelos mesmos. Para eles, a cidade de São João Batista sai na frente por trazer a discussão para os habitantes da nossa cidade. Mesmo com o número de participantes reduzido, o professor Aurélio Pinheiro, um dos organizadores, afirmou que esse foi apenas o primeiro movimento e afirmou que a ideia surgiu logo após o projeto do Fórum da Juventude, que organizou o primeiro Desfile da Diversidade Sexual do município durante o CurtFérias 2014.
Após isso, os participantes ouviram uma palestra do coordenador do Grupo Gaivota, Airton Ferreira, que falou sobre as conquistas e os desafios da comunidade LGBT na história da humanidade. “A homossexualidade já foi considerada doença mental, até que no dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) corrigiu esse erro histórico, num caminho incompleto, rumo à igualdade entre pessoas com orientação sexual diferente”, Airton, parabenizando os organizadores pelo primeiro passo, que foi o debate em torno dos direitos de todos.
O representante ainda destacou que ainda há muito preconceito e que eles precisam ser discutidos. Para ele, é preciso que as pessoas saibam que já existem um conjunto de direitos que foram conquistados a partir de discussões e organizações de grupos, como o Gaivotas, que discutem diretamente com entidades como as Secretarias Estadual e Nacional dos Direitos Humanos. “Há muitos projetos a serem acessados para a garantia dos nossos direitos. Basta apenas sabermos como acessa-los e busca-los”, disse.
Agradecendo o convite, Airton voltou a parabenizar o grupo de jovens e disse que a luta tem que continuar. Por último os organizadores agradeceram a presença de todos e convidaram para a festa dançante, que acontecem hoje na Colônia de Pescadores, a partir das 21 horas. O I Encontro da Diversidade Sexual teve uma coordenação dos jovens Ailson Everton, Marcelo Serra, Maykon Cutrim, Rosyele Figueiredo, Salvador Aurélio e Wellington Figueiredo.
Folha de SJB
Termo de uso
Política de moderação de comentários: O autor Jailson Mendes mantém a qualidade, atualidade e autenticidade das informações por ele apresentadas no presente blog, mas não se responsabiliza por informações/opiniões de terceiros. Ao comentar neste blog, você assume toda a responsabilidade pelo conteúdo postado. O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *