Publicidade

Realizado em São Vicente, I Encontrão da Juventude mobiliza diversos municípios da Baixada Maranhense

| 0 comentários

A cidade de São Vicente Ferrer sediou este fim de semana, 28 e 29 de abril, o I Encontrão da Juventude Baixadeira, que reuniu diversos grupos das cidades da região. Além de mobilizar a categoria para o alinhamento das Políticas Públicas de Juventude nas cidades, o encontro teve o objetivo de discutir temas como as reformas propostas pelo Governo Federal e fortalecer os movimentos de jovens na Baixada Maranhense.

Realizado pelo Fórum de Políticas Públicas de Juventude da Baixada Maranhense e pela Prefeitura Municipal de São Vicente Ferrer, através da Coordenação de Juventude, e com apoio do Laboratório de Extensão Rural da Universidade Estadual do Maranhão e pelos Fóruns de Juventude da Baixada, o encontro teve a presença de vários movimentos como quilombolas, pastorais de juventude, grêmios estudantis, juventude partidárias, estudantes, comunidades de matrizes africanas, movimentos evangélicos, vereadores, prefeitos, secretários municipais, gestores de juventude, entre outros.

O encontro teve a participação de mais de 200 jovens das cidades de São Vicente Ferrer, Cajapió, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, São João Batista, Penalva, Monção, São Bento, Igarapé do Meio, Pinheiro, Viana, Vitória do Mearim, Cajari, Arari e outras cidades que enviaram caravanas. Já no primeiro dia, uma caminhada pelas ruas de São Vicente anunciou uma das pautas discutidas, que foi a posição firme dos jovens contra a Reforma da Previdência e Trabalhista, pautadas pelo Governo Federal, e que movimentou a cidade.

Já no sábado, o evento foi aberto por uma mesa composta pela prefeita da cidade, Conceição Castro; pelo presidente do Fórum Regional de Juventude, Adgerson Serrão; pelo secretário de Educação do município, Fábio Teixeira; pela coordenadora de Juventude, Francy Abreu; pelo coordenador do Labex/Uema, Professor Itaan; pela vice-prefeita e secretária de Assistência Social, DuCarmo Freitas; pelo vereador Manoel Rocha; e pela representante dos movimentos de juventude da Baixada Maranhense, Wenna Hillary.

Ao abrir oficialmente o evento, a prefeita Conceição comentou a importância do fortalecimento da juventude e destacou programas e ações da Prefeitura Municipal. A gestora informou que está, via Governo do Estado, empenhada em concluir as obras do IEMA, que beneficiará diversas cidades com a oferta de cursos para toda a juventude, e a reforma do prédio onde funcionava o Fórum da Juventude, que já foi licitado. “Temos tido a juventude como uma das nossas prioridades”, disse a prefeita. O mesmo discurso foi seguido pela vice-prefeita e pelo secretário Fábio Teixeira, que detalhou os cursos oferecidos pelo IEMA. Já o vereador Manoel Rocha cobrou a participação da juventude nas câmaras e disse que o Poder Legislativo tem atuado na defesa e garantia dos direitos dos jovens.

Em seguida, o presidente do FPPJB, Adgerson Serrão, falou sobre os objetivos do encontro e destacou o papel protagonista que a juventude tem tido nos últimos anos na Baixada Maranhense. No mesmo sentido, o coordenador do Labex, professor Itaan, falou sobre o papel da universidade através do laboratório, que tem atuado desde 2015 na Baixada Maranhense. Por fim, a coordenadora de Juventude do município de São Vicente, Francy Abreu, agradeceu a participação dos jovens e do empenho que a prefeita está tendo com a juventude e lembrou das lutas dos movimentos jovens, notadamente do Fórum da Juventude, para as conquistas e desafios enfrentados. Ela terminou apresentando vários jovens que aderiram ao Fórum de Juventude de São Vicente.

Continuando o evento, uma mesa composta pelos jovens Jailson Mendes, Maria Freitas, Denis Abreu e Ricardo Gonçalves, discutiu o protagonismo da Juventude nas três esferas, com destaque a participação nas conferências, conselhos e órgãos de governos municipais. Após isso, um debate com a participação de diversos municipais discutiu outros temas. A tarde, cirandas de vozes foram realizadas para discutir temas como Comunicação, Inclusão, Gênero, Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Arte e Cultura, e Agricultura. Por fim, representantes da Fundação Leonel Brizola apresentaram uma plataforma digital sobre o Enem, e a coordenação apresentou encaminhamentos e fez um documento sobre as organizações participantes do I Encontrão da Juventude Baixadeira.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.