Quilombolas de Cajapió e Olinda Nova do Maranhão participam da II Copa Negro Cosme

Começou neste final de semana mais uma etapa da Copa Quilombola de futebol que está envolvendo quilombos de 16 cidades do Estado. Os jogos acontecem nos campos das próprias comunidades e os atletas são moradores destes quilombos.

A segunda Copa Quilombola de Futebol Troféu Negro Cosme iniciou em meados de dezembro com a etapa classificatória e foram realizados jogos nos municípios envolvidos com o campeonato, numa festa de confraternização entre os moradores.

Participam do torneio os municípios de Olinda Nova, Cajari, Cajapió, Anajatuba, Santa Rita, Itapecuru, Santa Helena, Monção, São Mateus, Serrano, Guimarães, Peritoró, Bequimão, Vargem Grande, Alcântara e Brejo. Na realização dos jogos, as prefeituras dão o suporte com ambulância e equipes de enfermeiros e técnicos para alguma eventualidade de acidentes.

Para o atleta Joécio Pires, da comunidade Santa Rosa dos Pretos, em Itapecuru, o esporte aproxima as comunidades no final de semana para fortalecer as amizades. “É muito gratificante esses momentos dos jogos porque proporciona uma melhora na saúde física e mental e no fortalecimentos das amizades entre os quilombolas”.

O atleta reforça ainda que o torneio tem a vantagem de promover a visibilidade das comunidades quilombolas. “Importante também é que esta copa dá um destaque maior para as comunidades quilombolas, mostrando nossa cultura e e a força do nosso esporte”. A Copa Quilombola de Futebol Troféu Negro Cosme é realizada pelo Instituto Sólís, com apoio do Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), de Esporte e Lazer (Sedel), e das prefeituras municipais, com patrocínio da Cemar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *