Publicidade

Projeto ‘Luminar: Caravana da Ciência’ movimenta as cidades de Matinha e São Vicente Ferrer

| 1 Comentário

Os municípios de Matinha e São Vicente Ferrer receberam as ações do Projeto ‘Luminar: Caravana da Ciência’, maior programa de popularização e difusão da ciência e tecnologia da história do Maranhão. As ações foram desenvolvidas em escolas, onde os jovens participaram de oficinas de astronomia, eletricidade básica, robótica, games e de apresentações no Planetário, espaço que exibe representações do sistema solar.

O projeto é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Em São Vicente Ferrer e Matinha, as atividades aconteceram nas escolas, com participação de estudantes da Rede Municipal e Estadual, além da rede privada. A abertura foi realizadas pelas prefeitas Conceição Castro e Linielda de Eldo, nos dois municípios, e também pelos secretários de educação, Fábio Teixeira (São Vicente) e Zilda Cantanhede (Matinha).

A prefeita de Matinha, Linielda de Eldo, disse que o projeto auxilia os jovens a despertarem suas vocações científicas e que está entre as políticas públicas prioritárias de sua administração. “O projeto possibilita à sociedade mais conhecimento na área da ciência e tecnologia e que está entre as demandas da população e também faz parte de nosso plano de governo, onde estamos colocando na prática isso desde o primeiro mês que assumimos. E com isso, vamos avançando ainda mais nas Políticas Públicas de Juventude”, afirmou.

Segundo a prefeita Conceição, de São Vicente Ferrer, receber o ‘Luminar: Caravana da Ciência’ abre novas perspectivas para os jovens. “É fundamental para a escola, alunos e professores. É um incentivo para toda a comunidade, precisávamos desse incentivo que estamos recebendo do Governo do Estado”, declarou a prefeita que abriu a caravana ao lado de secretários municipais e estudantes.

O projeto Luminar segue a linha de política pública do governo que visa à descentralização, regionalização e interiorização de suas ações. O objetivo do programa é despertar vocações científicas. A ação integra o eixo estratégico da popularização da ciência, tecnologia e inovação. Por meio do programa, estudantes do interior do Maranhão estão tendo oportunidades de participar de oficinas em quatro subáreas de conhecimento da ciência – astronomia, eletricidade básica, games e robótica, além de assistir à exibição do ‘Planetário’, ampliando assim seus conhecimentos nestas áreas.

Prefeita de São Vicente e o secretário Fábio Teixeira abriram o evento

Prefeita Linielda de Eldo e Zilda Cantanhede participam das ações em Matinha

Folha de SJB

One Comment

  1. Pingback: Projeto ‘Luminar: Caravana da Ciência’ movimenta as cidades de Matinha e São Vicente Ferrer - Rádio e TV Maracu AM 630

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.