Programa Saúde na Escola mobiliza comunidade escolar no combate ao mosquito Aedes Aegypti em Matinha

Durante esta semana, o Programa Saúde na Escola introduziu uma campanha, com o tema ‘Matinha no combate ao Aedes Aegypti na prevenção da dengue, zika vírus, chikungunya, microcefalia e febre amarela’ que está sendo trabalhado na comunidade escolar da cidade de Matinha.BO movimento está sendo coordenado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Educação e seus órgãos.

Palestras falam da importância do combate ao mosquito que também é transmissor das principais doenças que têm mobilizado a saúde pública nos últimos meses como a dengue, zika vírus e febre chikungunya. A abertura das atividades escolares foi realizado nesta quinta-feira, na escola ‘Maria Berredo’ e hoje terá mais uma unidade de ensino, que será contemplada, que além das palestras, pesquisas de campo e produção de textos estão sempre voltados ao combate ao mosquito e formas de prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes.

Em conversa com o blog, a prefeita Linielda de Eldo explicou a importância da campanha nas escolas. “É na escola que se trabalha a educação, divulgação, cuidados e as informações. É o ambiente propício para formação de multiplicadores de informações sobre a campanha contra o mosquito Aedes. O que eles aprendem eles levam para casa e por isso esse envolvimento é importante para que tenhamos êxito nesse trabalho de combate ao mosquito na nossa cidade”, disse.

O secretário adjunto de saúde, Orlando Rabelo, disse que a ação proposta pelo Ministério da Saúde já tem reflexos positivos nas comunidades escolar do município de Matinha. “Os alunos foram nossos agentes de combate a endemias. Eles trabalharam como agentes fiscalizadores, repassando as informações que aprenderam nas salas de aula para seus familiares e vão cobrar quando perceberem atitudes erradas dentro de casa” destacou.

A ação foi proposta pelo Ministério da Saúde envolvendo as secretarias municipais da Saúde e Educação dos municípios numa ação intersetorial tendo como base o Programa Saúde na Escola. Na cidade, participam da equipe a secretária Joana dos Santos,
Edvando M/S, Eliandra- Vigilância Epidemiológica, enfermeira Djesus PSE, Silvana- PSE, Cláudia – Corrdenadora Pedagógica e sua equipe, Raimundo Nonato- Supervisor de Endemias e Débora- Coordenação da ESF e equipe.

Folha de SJB

Termo de uso
Política de moderação de comentários: O autor Jailson Mendes mantém a qualidade, atualidade e autenticidade das informações por ele apresentadas no presente blog, mas não se responsabiliza por informações/opiniões de terceiros. Ao comentar neste blog, você assume toda a responsabilidade pelo conteúdo postado. O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *