Publicidade

Programa Saúde na Escola mobiliza comunidade escolar no combate ao mosquito Aedes Aegypti em Matinha

| 0 comentários

Durante esta semana, o Programa Saúde na Escola introduziu uma campanha, com o tema ‘Matinha no combate ao Aedes Aegypti na prevenção da dengue, zika vírus, chikungunya, microcefalia e febre amarela’ que está sendo trabalhado na comunidade escolar da cidade de Matinha.BO movimento está sendo coordenado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Educação e seus órgãos.

Palestras falam da importância do combate ao mosquito que também é transmissor das principais doenças que têm mobilizado a saúde pública nos últimos meses como a dengue, zika vírus e febre chikungunya. A abertura das atividades escolares foi realizado nesta quinta-feira, na escola ‘Maria Berredo’ e hoje terá mais uma unidade de ensino, que será contemplada, que além das palestras, pesquisas de campo e produção de textos estão sempre voltados ao combate ao mosquito e formas de prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes.

Em conversa com o blog, a prefeita Linielda de Eldo explicou a importância da campanha nas escolas. “É na escola que se trabalha a educação, divulgação, cuidados e as informações. É o ambiente propício para formação de multiplicadores de informações sobre a campanha contra o mosquito Aedes. O que eles aprendem eles levam para casa e por isso esse envolvimento é importante para que tenhamos êxito nesse trabalho de combate ao mosquito na nossa cidade”, disse.

O secretário adjunto de saúde, Orlando Rabelo, disse que a ação proposta pelo Ministério da Saúde já tem reflexos positivos nas comunidades escolar do município de Matinha. “Os alunos foram nossos agentes de combate a endemias. Eles trabalharam como agentes fiscalizadores, repassando as informações que aprenderam nas salas de aula para seus familiares e vão cobrar quando perceberem atitudes erradas dentro de casa” destacou.

A ação foi proposta pelo Ministério da Saúde envolvendo as secretarias municipais da Saúde e Educação dos municípios numa ação intersetorial tendo como base o Programa Saúde na Escola. Na cidade, participam da equipe a secretária Joana dos Santos,
Edvando M/S, Eliandra- Vigilância Epidemiológica, enfermeira Djesus PSE, Silvana- PSE, Cláudia – Corrdenadora Pedagógica e sua equipe, Raimundo Nonato- Supervisor de Endemias e Débora- Coordenação da ESF e equipe.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.