Presidente da Agerp e prefeito Costinha visitam Diques de Produção em Olinda Nova do Maranhão

| 0 comentários

O prefeito de Olinda Nova do Maranhão, Costinha (PC do B), esteve acompanhando a visita do presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp-MA), Júlio Mendonça, e da técnica da agência, Janaira Sá, ao Diques de Produção, que está sendo construído no povoado Loreto.

Costinha estava acompanhado de secretários municipais, com o de agricultura, Raimundo da Fármacia, de vereadores e da população, que também conheceram um pouco do que é o Programa Diques de Produção e como ele pode beneficiar moradores da zona rural de Olinda Nova do Maranhão. A visita técnica faz parte da ação da Secretaria de Agricultura Familiar, que estiveram esta semana nos municípios contemplados com o Programa Diques da Produção.

O objetivo da visita foi diagnosticar as potencialidades produtivas, ações e projetos em desenvolvimento naquela região. Os ‘Diques da Produção’ têm o objetivo de garantir a contenção de água doce e o combate da salinização dos campos naturais inundáveis e implantar grandes canais que permitirão armazenar água para desenvolver projetos nas áreas da piscicultura, agricultura e pecuária.

O programa consiste na construção de diques de contenção de água salgada, pequenas barragens, canais de retenção, além de ofertar assistência técnica e extensão rural aos beneficiário do projeto. Além da visita ao diques, Costinha e Julio Mendonça reuniram a comunidade de Loreto e região, e conversam sobre o programa.

“O Diques da Produção atende a um antigo anseio da população da Baixada Maranhense, que sofre, historicamente, com a entrada de água salgada pelos igarapés nas áreas mais baixas da região. A iniciativa visa proteger os ecossistemas e os mananciais de água doce e, ao mesmo tempo, evitar a salinização dos campos naturais”, frisou o prefeito.

Folha de SJB

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.